PETER TCHERKASSY

 

O realizador austríaco Peter Tscherkassky é um dos mais importantes cineastas e pensadores do cinema de vanguarda das últimas décadas. Trabalhando com imagens de arquivo (de filmes dos irmãos Lumiére a filmes caseiros, melodramas e filmes de terror), Tscherkassky dedica-se a um processo interminável de investigação das teorias subjectivas, memória e percepção dos limites estéticos da imagem cinematográfica.

 

O cineasta é uma presença constante no Curtas Vila do Conde, com vários filmes exibidos nas secções competitivas do festival, tendo vencido a competição experimental em 2005 com “Instructions For a Light and Sound Machine”. Em 2006, apresentou, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “Frame by Frame”, uma retrospetiva do seu trabalho.

 

Tscherkassky estudou filosofia e a sua tese de doutoramento teve como título “Film as Art. Towards a Critical Aesthetics of Cinematography” (1985/86). Ensina Cinema na University of Applied Arts Vienna e é um dos membros fundadores da Sixpack Film. Organizou vários filmes festivais.