Produções Curtas Vila do Conde em Festivais

27 Setembro 2012
Share on Facebook Share on Twitter

O ano 2012 foi um ano de celebração com os vinte anos do Curtas Vila do Conde e o ambicioso programa Campus/Estaleiro. No total foram estreados, mundialmente, no 20º Curtas Vila do Conde 8 produções próprias. São estes filmes que começam agora a fazer um importante percurso internacional. Desde logo - e depois da homenagem já realizada no Festival de Locarno, em agosto - agora é o Festival do Rio, no Brasil, que prestará a sua homenagem ao festival, exibindo as oito produções referidas. Serão também exibidas várias destas produções no Festival du Nouveau Cinéma de Montréal (Canadá) e no DocLisboa, entre outros festivais. 

As quatro produções relativas aos 20 Anos do Festival são: "Milagre de Santo António", de Sergei Loznitsa, "Reconversão", de Thom Andersen, "O Canto do Rocha", de Helvécio Marins Jr., e "Land of My Dreams", de Yann Gonzalez. Os quatro filmes das produções Campus/Estaleiro são: "Obrigação", de João Canijo; "Um Rio Chamado Ave", de Luís Alves de Matos; "A Rua da Estrada", de Graça Castanheira; "Cinzas - Ensaio sobre o Fogo", de Pedro Flores.

- Festival du Nouveau Cinéma de Montréal, Canadá: "Milagre Santo António" e três filmes Campus/Estaleiro ("A Rua da Estrada", "Um Rio Chamado Ave" e "Cinzas - Ensaio sobre o Fogo".
- DocLisboa: "Milagre de Santo António" (em competição); "Reconversão" (secção Riscos); quatro produções Campus/Estaleiro, em homenagem ao Curtas Vila do Conde. 
- Festival dei Popoli - International Documentary Film Festival, Itália: "Cinzas - Ensaio sobre o Fogo" e "A Rua da Estrada", ambos em competição.
- Vancouver International Film Festival, Canadá: "Reconversão", na secção Panorama.
- Internationale Kurzfilmtage Winterthur, Suiça: "Land of My Dreams", em competição.
- BFI London Film Festival: "Reconversão", em panorama.
- Taiwan Int. Documentary Festival: "Milagre de Santo António", em panorama.

O filme "Reconversão" será também exibido no Ciclo Cinema e Arquitetura, em Guimarães (16 de outubro).

+info:
Produções Curtas 20 Anos
Produções Campus/Estaleiro

ETIQUETAS