O 20º Curtas Vila do Conde na Imprensa Internacional

4 Outubro 2012
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O sucesso do 20º Curtas Vila do Conde foi espelhado durante a semana de realização do festival, com um impacto junto do público e da crítica nacional. Logo depois do fim desta edição, e durante os últimos meses, a imprensa internacional iniciou a publicação crítica a esta edição de aniversário. Houve vários correspondentes de jornais e revistas especializadas que estiveram em Vila do Conde durante a semana do Curtas. Entre outros, estiveram por cá: "Cahiers do Cinéma", "Bréf", "Caimán Cuardenos de Cine", "Libération" ou as revistas digitais "A Cuarta Parede", "Transit", "Mubi - Notebook" ou "Senses of Cinema".

Na sua maioria, estas publicações destacam os vintes anos do festival e as produções desenvolvidas para este aniversário, assim como os filmes Campus/Estaleiro. Também são destacados alguns dos filmes premiados ou certos filmes portugueses que impressionaram estes críticos.

No "Cahiers du Cinéma", Jean Philippe Tessé destaca a programação do festival: "la tendance du festival: excitant et pointu, avec un penchant prononcé prononcé pour l’expérimental et un certain fétichisme (beaucoup de films sous le patronage de Tscherkassky). C’est d’ailleurs ce qui fait le charme de ce festival, où s’agglutinent des objets hétéroclites (...) et d’où l’on est sûr de revenir avec quelques pépites en poche." O também francês "Libération", pela pena de Julien Gester, destaca o particular momento do cinema português: "(...) festival de Vila do Conde, l’un des meilleurs consacrés au court métrage en Europe, qui célébrait dans une atmosphère d’euphorie crispée une 20e édition pavée de paradoxes, partagée entre master class, ciné-concerts, tour d’horizon du court métrage étranger, panorama relevé d’une création nationale tout à la fois en ébullition et en crise. A revista "Bréf" (dedicada às curtas-metragens) destaca, sobretudo, as quatro produções dos 20 Anos, terminando o seu artigo, assinado por Jacques Kermabon, com a sugestão: "Programmés avec succès au festival de Locarno cet été, ces quatre films devraient faire résonner le nom du festival de Vila do Conde sous d’autres cieux. Et qui sait ? Leur réussite pourrait même donner à l’équipe du festival le goût d’ajouter la corde de producteur à l’arc de leurs activités."

A revista digital "Notebook", do projeto MUBI, destacou também a seleção da Competição Internacional: " It is often at film festivals that one is assailed by the Hamletic dilemma of why so many stale and useless films are being made (but also selected and programmed) instead of not. Curtas' International Competition, on the contrary, boasted a remarkably valid selection honoring the noble practice of selection to the detriment of bloating overabundance. Almost every film had an aesthetic purpose, was convincingly realized and felt true, at least to its maker’s intentions." Andrea Franco, na revista "Transit", fez uma longa análise do festival, assinalando o caráter especial do Curtas: "Casi familiar, el certamen congrega al núcleo duro de la cinefilia portuguesa, junto a la crítica especializada internacional. Pero aquí no hay alfombra roja, ni photocall, ni ruedas de prensa, y las grandes figuras a las que admiramos pasean por el pueblo tranquilamente sin guardaespaldas, sin una masa de gente apretada contra las vallas para pedirles una foto; aquí la admiración se queda dentro de uno, y como mucho emerge en forma de mirada tímida y fugaz: “Su cine es maravilloso” –les dije en secreto a Thom Andersen, a Olivier Assayas, a Philippe Garrel."

Os textos das publicações "Caiman Cuadernos de Cine", "Senses of Cinema" ou "A Cuarta Parede" destacam e analisam a competição nacional do 20º Curtas Vila do Conde. Martin Pawley ("Caimán Cuadernos de Cine") diz: "Curtas Vila do Conde cumplió veinte años y lo celebró otorgando más peso que nunca a la producción portuguesa"; Jorge Mourinha ("Senses of Cinema") descreve: "Understandably, the 20th anniversary edition of Vila do Conde became an irresistible opportunity to look at the “state of the nation” in a 2012 that has been fraught with perils and wonders for Portuguese film."

Finalmente, pode também assinalar a presença de críticos da Bulgária e da Rússia (o jornalista Evgeny Gusyatinskiy escreve, por exemplo, sobre a curta-metragem como cinema de vanguarda).

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