Projeto de João Viana selecionado para representar Portugal no Euro Connection

28 Novembro 2012
Share on Facebook Share on Twitter

O projeto "The Crisis of the Global Financial System" de João Viana foi selecionado para representar Portugal no Euro Connection de 2013. De entre as candidaturas recebidas, a escolha recaiu sobre este projeto arrojado que ironiza sobre a globalização e surpreende com movimentos mecânicos, como se de um jogo visionário se tratasse.

O projeto de João Viana vai ser apresentado, através de um pitching, que terá lugar no próximo dia 5 de fevereiro durante o Festival de Clermont-Ferrand (França). Encontros individuais entre produtores e profissionais participantes no Fórum terão lugar no dia seguinte.

O Euro Connection é um fórum de coprodução de curtas-metragens de produtores europeus, criado pelo Mercado da Curta Metragem de Clermont-Ferrand, em associação com o MEDIA Desk France e o Centre National de la Cinématographie e recebe o apoio do programa MEDIA e do PROCIREP, e promove apresentações e encontros entre produtores, instituições de financiamento de projectos e canais de televisão, com o intuito de fomentar a coprodução entre países europeus, no domínio da curta-metragem.

Os projetos portugueses foram avaliados, como habitualmente, pelos representantes do Euro Connection em Portugal, os festivais IndieLisboa e Curtas Vila do Conde.

João Viana nasceu em Angola em 1966, tendo estudado cinema no Porto entre 1988 e 1994, e trabalhado com prestigiados realizadores de cinema como Oliveira, Biette, João César Monteiro, Werner Schroeter, entre outros. Em 2004, correalizou o filme “A Piscina”, que foi seleccionado para a Competição Oficial do Festival de Cinema de Veneza. “Alfama”, a sua segunda curta-metragem, esteve em competição em cerca de 40 festivais, entre os quais o prestigiado Festival de Clermont-Ferrand.

ETIQUETAS