8 de julho : Destaques do Dia

8 Julho 2013
Share on Facebook Share on Twitter

Ao terceiro dia do Curtas 2013, o Festival arranca em força com a Competição Internacional (na sala principal). Continua a decorrer o Panorama Nacional, e iniciam-se também a competição Take One! e o Panorama Europeu. O Teatro Municipal assiste ainda ao primeiro concerto da semana (White Haus) e à segunda sessão com filmes Estaleiro.

Os destaques principais do dia são as estreias dos novos filmes Estaleiro. Depois de Gonçalo Tocha, é a vez de apresentar três novos projetos (21:00, Sala Um): Mahjong, da dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (sobre a Chinatown da Varziela, Vila do Conde); Helvécio Marins Jr. e Felipe Bragança (sobre um português que recebe um pássaro do Brasil e imagina o paraíso); e André Tentúgal (uma ficção sobre a memória perdida de uma mulher). Ainda em destaque, apresenta-se um concerto – com inspiração na Nova Iorque dos anos 70 – de White Haus (00:00, Sala Um), um novo projeto de João Vieira (X-Wife).

Ainda à noite, a Competição Internacional (22:30, Sala Um) arranca com a primeira sessão competitiva e é projetada a segunda sessão de Panorama Nacional (21:45, Sala Dois), com filmes de Sandro Aguilar, Bruno de Almeida e André Gil Mata. No entanto, o dia do Festival começa às 11:00 com a primeira sessão de Panorama Europeu: hoje dedicado à Lituânia. Ainda de tarde, apresentam-se as primeiras curtas-metragens de escola, na Competição Take One! (18:30, Sala Dois).

ETIQUETAS