9 de julho : Destaques do Dia

9 Julho 2013
Share on Facebook Share on Twitter

Nesta terça-feira, o Festival enche-se de sessões competitivas: internacional, nacional e Take One! preenchem o dia. Mas o grande destaque pertence ao filme-concerto para dois filmes de Paulo Abreu: primeiro com Vítor Rua e depois com o duo Rita Redshoes e The Legendary Tigerman (que assim regressam ao Curtas!). Ainda nesta terça, iniciam-se os Encontros com Realizadores.

O filme-concerto faz gala na noite do Festival (00:00, Sala Um). Paulo Abreu realizou em 2012 dois filmes mudos, para os quais foram compostas bandas sonoras originais. É esse o som que é agora apresentado ao vivo, primeiro com Vítor Rua (um músico multifacetado) e logo a seguir com Rita Redshoes e The Legendary Tigerman. Ambos já proporcionaram noites memoráveis e o mínimo que se espera é um grande concerto!

Entretanto, a noite desta terça apresenta a estreia da Competição Nacional (21:00, Sala Um), com filmes de Paulo D’Alva, Sérgio Ribeiro, Filipa César e Ivo M. Ferreira. A história do cinema português do último ano começa assim a ser escrita. Logo a seguir, a Competição Internacional (22:30) prossegue com a segunda sessão de filmes (dos quais se destacam as novas curtas de Betrand Mandico e Yann Gonzalez, ambos já premiados em anteriores edições).


Durante a manhã e tarde, prosseguem o Panorama Europeu (dedicado à Roménia, 11:00, Sala Dois) e a segunda e última sessão do Competição Take One! (18:30, Sala Dois). Às 16:00, o Lounge Curtas recebe Gonçalo Tocha, João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata, Felipe Bragança e André Tentúgal para conversar sobre a experiência dos filmes Estaleiro.

ETIQUETAS