12 de julho : Destaques do Dia

12 Julho 2013
Share on Facebook Share on Twitter

À entrada do último fim-de-semana do Festival, o Curtas Vila do Conde mantém vários focos de interesse. Para além das competições – o dia mantém o ritmo forte de quinta-feira – a secção Da Curta à Longa regressa para mostrar um filme de Yann Gonzalez em estreia nacional. Também de tarde, é apresentada uma performance de Sandra Gibson e Luis Recoder. O grande destaque do dia vai para a obra-prima de Bill Morrison, “Decasia”!

O autor In Focus da edição de 2013 é Bill Morrison. Depois de dois dias exibindo trabalhos curtos, esta sexta-feira apresenta uma das suas longas-metragens: “Decasia” (21:45, Sala Dois) é mesmo considerada a sua obra máxima: um trabalho de rigor de montagem através da utilização de found footage. Outras das longas do dia é “Les rencontres d’après minuit” do francês Yann Gonzalez (00:00, Sala Um). O cineasta é uma presença assídua no festival e apresenta agora a sua primeira longa-metragem (uma das curiosidades é a presença de Eric Cantona como ator).

Nas competições, destaques para alguns autores como Sergei Loznitsa, Bill Morrison, Jorge Quintela ou Ico Costa. É mais um excelente dia para descobrir curtas-metragens surpreendentes. No início da tarde, é apresentada uma performance de Sandra Gibson e Luis Recoder, que utilizam projeção 35 mm para criar um happening visual (17:00, Sala Dois). Também há tarde continuam os Encontros com Realizadores, às 16:00, no Lounge Curtas (com João Viana, João Pedro Rodrigues, Pedro Bastos e João Nicolau). E de manhã, às 11:00 (Sala Dois), o país em panorama é Suíça.

ETIQUETAS