"Mahjong" nas salas de cinema

18 Setembro 2013
Share on Facebook Share on Twitter

A curta-metragem "Mahjong" - projeto realizado por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata e produzido pela Curtas Metragens CRL - será exibida comercialmente nas salas portuguesas a partir do próximo dia 3 de outubro. O filme será exibido em complemento à longa-metragem "Interior. Leather Bar", de James Franco e Travis Mathews. "Mahjong" foi produzido no âmbito do projeto Estaleiro, envolvendo dois realizadores experientes com uma equipa de jovens estudantes do Porto. 

O filme desenrola-se em Varziela, Vila do Conde, a maior Chinatown de Portugal e prolonga os temas asiáticos da dupla de realizadores ("Alvorada Vermelha", "A Última Vez que vi Macau"). Também acentua a pesquisa híbrida entre ficção e documentário que caracteriza os seus filmes anteriores. É ainda um exercício de género, misturando o suspense com o humor negro.

Sinopse do filme: "Um homem de chapéu e uma mulher desaparecida. Um sapato de salto alto, uma peruca loira e um vestido chinês. O confronto entre o Vento Leste e o Dragão Vermelho; os pontos cardeais trocados como num derradeiro jogo de Mahjong".

João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata têm trabalhado em dupla nos últimos anos, mas também têm desenvolvido projetos pessoais. João Pedro Rodrigues é um dos nomes mais importantes do mais recente cinema português, com uma filmografia de várias longas-metragens. João Rui Guerra da Mata é um colaborador de longa data de João Pedro Rodrigues, mas também surpreendeu o mundo cinematográfico com a sua primeira obra em nome próprio: "O que Arde Cura". 

ETIQUETAS