Gerações Curtas no Centro de Memória

1 Julho 2014
Share on Facebook Share on Twitter

Até 31 de agosto, “Gerações Curtas!?”, de José Vieira Mendes, estará em exibição no Centro de Memória de Vila do Conde. O documentário é uma viagem de reflexão sobre os 20 anos do Festival.

Num artigo do ‘Público’ de 31/10/99, intitulado, ‘Saudações às Gerações Curtas’, o crítico e ensaísta Augusto M. Seabra, referenciava o aparecimento de uma onda de jovens realizadores portugueses, que ao longo da década de 90 (coincidente com o nascimento do ‘Curtas de Vila do Conde’), inundou o panorama cinematográfico nacional, com uma série invulgar de filmes em formato de curta-metragem.


Este documentário é uma viagem de reflexão sobre os 20 Anos do ‘Curtas de Vila do Conde’, que inaugurou uma nova era dos festivais cinema portugueses e sobre a possibilidade ou não da existência dessa(s) ‘Gerações Curtas’. Não é uma homenagem, nem uma encomenda directa do ‘Curtas’. É sobretudo, um olhar jornalistico para um período muito rico da produção nacional, ao nível da curta-metragem. Período esse, fundamental para o prestígio e para os prémios que têm ganho, uma série de realizadores e filmes portugueses, nos grandes festivais internacionais. Na verdade, quase todos passaram inevitavelmente por Vila do Conde. (José Vieira Mendes)

ETIQUETAS