Agência em Clermont Ferrand

28 Janeiro 2015
Share on Facebook Share on Twitter

A Agência da Curta Metragem estará, uma vez mais, presente no Mercado da Curta Metragem do Festival de Clermont Ferrand, que decorre entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro no sul de França.


A instalação de um stand promocional da Agência no 30º Mercado da Curta-Metragem visa assegurar a divulgação da cinematografia nacional através de um conjunto de atividades de promoção e divulgação. A mediatização do evento e a presença de cerca de 3500 profissionais do cinema de todo o mundo fazem do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand um espaço privilegiado, e de extrema importância, na promoção e divulgação do cinema português.


Três curtas-metragens portuguesas, que integram o catálogo de filmes da Agência, estão nomeadas para a competição daquele que é considerado o mais importante festival europeu dedicado ao formato.


“Fuligem”, a animação de David Doutel e Vasco Sá, estreada na última edição do Curtas Vila do Conde e vencedora do grande prémio Cinanima em 2014, está selecionada para a Competição Internacional do certame enquanto o documentário experimental “Blood Brothers”, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, competirá no LABO. No programa, também competitivo, “Jeunes Publics”, dedicado à comunidade escolar, será ainda exibida a curta-metragem “O Canto dos 4 Caminhos” de Nuno Amorim.


Também o programa Campus ocupará, este ano, um lugar de destaque no evento através da promoção dos três filmes que estão a ser realizados, no âmbito do projeto, por Sandro Aguilar, Manuel Mozos e Lois Patiño. As produções, de foco documental, integram na equipa técnica alunos de cinema e audiovisual e terão estreia em Julho na 23ª edição do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.


O programa Campus, a decorrer até Maio, é uma formação avançada de cinema, composta por workshops, debates, masterclasses, residências artísticas e a produção de filmes em que realizadores com comprovada experiência trabalham com equipas de estudantes. O projeto é co-financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).

A presença da Agência em Clermont- Ferrand é apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto do Cinema e Audiovisual, o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal em Paris, a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Niepoort.

 

ETIQUETAS