Sensible Soccers em espetáculo de cinema expandido

9 Abril 2015
Share on Facebook Share on Twitter

O Curtas Vila do Conde apresenta um espetáculo de Cinema Expandido com música dos Sensible Soccers e com imagens manipuladas ao vivo pela artista plástica Laetitia Morais. Este concerto, a decorrer a 30 de junho em Vila do Conde, é uma coprodução da Curtas Metragens CRL, no âmbito do projeto Campus, Teatro Maria Matos (Lisboa) e GNRation (Braga).

Paralelamente, Laetitia Morais vai orientar um workshop Campus, com participação da banda, em que vários estudantes terão a possibilidade de contactar com um método digital de manipulação de imagens. O workshop será realizado em estreita ligação aos Sensible Soccers e à sua música.

A banda de Vila do Conde não é nova nestas andanças, depois de um esgotadíssimo filme-concerto na 22ª edição do Curtas Vila do Conde, no ano passado. Partindo do tema principal do Festival – o futebol – os Sensible Soccers juntaram-se a Pedro Maia para criar uma atmosfera sensorial de imagens e sons. Sobre esse espetáculo, a banda disse mesmo: “Partindo do movimentos do jogador de futebol, retirando-lhe o contexto, e logo o sentido, resta uma espécie de bailado esquizofrénico. O jogador deixa de se interessar pela bola e procura acompanhar música que começa e não acaba. O jogo não tem balizas, mas procura-se o golo na interação entre movimento e som, como se se ensaiasse a mesma jogada até à exaustão, com diferentes nuances e variações. «Off the strenght of his side» é a busca da harmonia no absurdo".


Para este projeto, a banda pretende continuar a pesquisar as formas como a música é uma linguagem verbal capaz de criar sentidos: “Se tudo é Paulo e nada é Paulo também, a palavra deixa de ser chão e atalho e é abandonada. Cresce o mistério e a estranheza num mundo onde o silêncio entre as pessoas é permanente. Ou seja, deixa de existir.” Para este trabalho contam com a artista plástica Laetitia Morais, que trabalhará imagens do seu arquivo. Estas imagens, nas palavras da artista, “serão selecionadas, cortadas, reunidas e manipuladas ao vivo, para contar narrativas ou desfazer-se delas. Será um trabalho marcado pelo desvelamento, colocando a descoberto particularidades deste novo cenário. Um olhar que contempla a trivialidade e evidencia em simultâneo o mordaz e o decoroso”.


Este espetáculo está integrado na secção “Cinema Expandido” do projeto Campus. O primeiro concerto deste tipo juntará The Legendary Tigerman com imagens Super 8 criadas por formandos de um workshop com o músico e com Rodrigo Areias.


Por aqui, antevê-se o futuro do cinema.

 

Sensible Soccers e Laetitia Morais apresentam: “Paulo”

Lisboa - 28 de maio, Teatro Maria Matos, 22:00

Braga - 29 de maio, Gnration, 22:30

Vila do Conde - 30 de junho, Teatro Municipal, 22:00

ETIQUETAS