Curtas Vila do Conde 2015 procura vídeos musicais!

5 Maio 2015
Share on Facebook Share on Twitter

Pelo segundo ano consecutivo, a competição de Vídeos Musicais do 23º Curtas Vila do Conde, que decorre entre os dias 4 e 12 de julho, é dedicada à produção nacional. As inscrições de vídeos nesta competição decorrem até 22 de maio no site do Festival. 


A Competição de Vídeos Musicais do Curtas Vila do Conde, dedicada a vídeos de bandas ou artistas de origem portuguesa ou produzidos por autores portugueses em 2014 ou 2015, atribuirá o prémio de Melhor Vídeo Musical, patrocinado pela FNAC, no valor de 750 euros.  As inscrições têm o custo de 10 euros e poderão ser realizadas no site do festival.

Em 2014, depois de uma pausa de um ano, a competição de Vídeos Musicais do Curtas Vila do Conde regressou ao Festival num novo formato, dedicado sobretudo às produções nacionais. O Júri, composto por Amílcar Correia (jornalista do Público/P3), Ana Fernandes (Capicua) e Joana de Verona (Atriz) escolheu “Far From Everything”, de White Haus, realizado por Vasco Mendes, como o Melhor Vídeo Musical de 2014. 


Nas últimas décadas, os vídeoclipes, originalmente pouco mais do que veículos de promoção de canções pop, foram ganhando reconhecimento artístico e impuseram-se no mundo do audiovisual como um objeto à parte. Atualmente, podemos considerar que os vídeos musicais inspiram não só o cinema como a própria arte contemporânea, desafiando os limites da estética e da criatividade. Nesse processo, o vídeoclipe foi criando os seus próprios “autores”, que aproveitaram as potencialidades deste formato para realizar autênticos pequenos filmes experimentais ou de animação, sem nunca perder a sua função primordial de ilustrar uma canção. 


Procurando sempre acompanhar a evolução dos géneros e a forma de fazer cinema, o Curtas Vila do Conde tem vindo a integrar na sua programação sessões de vídeos musicais de alguns dos artistas que mais se destacam nesta área como André Tentugal, Vasco Mendes, Paulo Furtado, Rodrigo Areias e David Fonseca, entre outros.

 

 

Regulamento e Inscrições:

http://festival.curtas.pt/inscricoes/   

 

ETIQUETAS