Festa de encerramento da ANIMAR 10 com concerto de Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves (CLÃ)

18 Maio 2015
Share on Facebook Share on Twitter

No sábado, 30 de maio, a ANIMAR celebra o fim da 10ª edição e antecipa O Dia Mundial da Criança com um concerto de Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves (Clã) e jogos tradicionais para todas as idades na Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde.

À semelhança dos anos anteriores, o projeto educativo ANIMAR, dedicado ao cinema de animação, celebra o fim de mais uma edição com uma festa de encerramento para toda a família. Este ano, a celebração antecipa o Dia da Criança com jogos tradicionais para todas as idades, a partir das 16:30, seguindo-se um concerto de Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, membros dos Clã, às 18:00, num espetáculo que promete agradar a miúdos e graúdos.

Em 2011, a convite do projeto Estaleiro, os Clã criaram um espetáculo original dirigido ao público infantil. O resultado superou as espectativas e, mais tarde, deu origem ao álbum “Disco Voador”, premiado com um Disco de Ouro, do qual se destacam os singles “Os Embeiçados” e “Asa Delta”.


Com letras de Regina Guimarães e Carlos Tê, “Disco Voador” apresenta aos mais novos sonoridades diferentes, com uma abordagem lírica apoiada em histórias com as quais se identifiquem. O disco foi recebido com grande entusiasmo por parte do público, esgotando salas por todo o país. Apesar de pensado para os mais novos, “Disco Voador” mantêm a imagem sonora característica dos Clã, captando também o interesse dos adultos e  destacando-se dos discos para crianças lançados habitualmente no mercado.

Este espetáculo de Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves está integrado no ciclo de concertos, apoiado pela FNAC, a decorrer até ao final do ano no âmbito do 10º aniversário da Solar – Galeria de Arte Cinemática. Os bilhetes estão à venda na Loja das Curtas (situada no espaço da galeria): gratuito (até 4 anos inclusive) / 2.5€ (5-12 anos) / 5€ (maiores de 12) 


Até 1 de junho, também integrada na programação da ANIMAR 10, está patente na Solar a exposição “Estação ANIMAR”. A exposição coletiva de cinema de animação tem como temática as viagens, inspirando-se na premiada curta-metragem “Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá. A história, com banda sonora de The Legendary Tigerman e Rita Redshoes, tem como cenário uma viagem de comboio durante a qual a personagem principal revisita as memórias do passado num vaivém no tempo sob as linhas dos caminhos de ferro.  Explorando o imaginário e a imagética associada às viagens de comboio, a galeria Solar foi transformada numa grande estação de onde partem os comboios em direção aos diferentes destinos que os autores e as obras em exposição sugerem.

 

Criado pela equipa do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, a ANIMAR é um projeto educativo anual que promove um conjunto de atividades, para as escolas e para o público em geral, com o objetivo de promover a aproximação do público jovem ao cinema de animação. A sessão de encerramento da 10ª edição terá lugar no dia 14 de junho, domingo, às 16:00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, com a apresentação das curtas-metragens produzidas durante os ateliers nas escolas com formadores convidados e a exibição de um filme de animação, a anunciar brevemente.  

 

O trabalho desenvolvido pela ANIMAR prolonga-se, de 4 a 12 de julho, na secção Curtinhas do Curtas Vila do Conde destinada a crianças e jovens. Este mini-festival integra uma competição de filmes – onde o jurado é composto por crianças  – , um espaço infantil e várias oficinas. Na sua 23ª edição, o Festival apresentará, em estreia mundial, a curta-metragem de animação realizada por Abi Feijó durante uma residência artística desenvolvida no âmbito da ANIMAR 9.


A 10ª edição da ANIMAR conta com o apoio da Viarco, DanCake e da Arquivo Bens Culturais - Moleskine.

ETIQUETAS