Candidaturas Euro Connection

14 Setembro 2015
Share on Facebook Share on Twitter

Todos os anos, o Festival de Cinema de Clermont Ferrand (França) - que acolhe um dos maiores mercados cinematográficos da Europa - torna-se no anfitrião do Euro Connection, um fórum de co-produção de curtas metragens que culmina no pitching dos projectos seleccionados. Uma excelente oportunidade para produtores/realizadores que planeiam rodar uma curta metragem, que acontecerá em Fevereiro do próximo ano.

Fica o convite a todos os que queiram concorrer e que cumpram os seguintes requisitos: o filme terá uma duração menor que 40 minutos, o produtor terá já assegurado um apoio ou parceria (embora não haja montante mínimo, quer em serviços ou monetário), a produção/rodagem terá de começar depois de Maio de 2016 e o produtor/realizador terá de querer estabelecer uma co-produção com um parceiro europeu.

 

Os produtores devem candidatar os seus projectos de curtas metragens até ao dia 23 de Outubro, junto dos representantes do país a que pertencem. Em Portugal, os festivais associados ao Euro Connection são o Curtas Vila do Conde e o IndieLisboa.

 

A plataforma Euro Connection pretende encontrar parcerias entre produtores europeus, investidores, patrocinadores e televisões. A organização conta com a associação do MEDIA Desk France e do CNC (Centre National de la Cinématographie), recebe o apoio do programa MEDIA e do PROCIREP. Cada projecto seleccionado deverá ser apresentado pelo seu produtor/realizador, que terá 10 minutos para fazer uma apresentação concisa, em inglês ou francês, numa das sessões de pitching que terão lugar nos dias 9 e 10 de Fevereiro de 2016. Cada produtor poderá apresentar apenas um projecto. Encontros individuais entre produtores e profissionais participantes no Fórum terão lugar no dia 10 de Fevereiro.

 

Em anos anteriores foi apresentado um projecto por país (no caso de Portugal, alguns dos exemplos são Rafa, de João Salaviza - que depois veio a estrear no Festival de Berlim -, Abismo, de Leonor Noivo, projecto que se irá agora transformar numa longa metragem, ou Papel de Natal, de José Miguel Ribeiro), contudo, face ao sucesso desta iniciativa e ao elevado número de candidaturas, o Euro Connection decidiu submeter os projectos seleccionados nacionalmente a um júri internacional final que irá escolher os 15 participantes do fórum de co-produção. Desta forma, a candidatura não garante que o projecto seleccionado em Portugal participe no pitching mas dará a possibilidade de participação no Fórum.

 

Apenas podem concorrer projectos de países associados ao Euro Connection: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.

 

Calendário

até 15 de Outubro: entrega de candidaturas

3 de Novembro: serão nomeados os finalistas

9 de Novembro: finalistas deverão enviar candidatura em inglês (incluindo guião)

24 a 26 de Novembro: reunião de júris e selecção dos 15 projectos para o pitching forum

27 de Novembro: informação dos resultados

Janeiro: publicação do Livro de Projectos e Produtores 2015

9 e 10 de Fevereiro de 2016: pitching forum

 

Regulamento completo aqui.

 

Deverá submeter a sua candidatura através do email nuno@curtas.pt ou mafalda@indielisboa.com

ETIQUETAS