"Reconversão" disponível online

6 Outubro 2015
Share on Facebook Share on Twitter

De 5 a 11 de outubro, a longa-metragem "Reconversão", de Thom Andersen, poderá ser vista gratuitamente na plataforma DAFilms, da Doc Alliance Films, no âmbito do Dia Internacional da Arquitectura. 

O filme retrata 17 edifícios e projetos do conceituado arquiteto portuense Eduardo Souto de Moura, acompanhados pelos seus próprios escritos. É uma investigação sobre a sua arquitetura, onde Souto de Moura tem a última palavra. 

Tecnicamente, “Reconversão” combina a crueza do proto-cinema com o hiper-realismo do cinema digital, remetendo-nos de novo aos ideais de Dziga Vertov. Filmar um ou dois frames por segundo e animar as imagens à maneira de Muybridge, produz uma resolução mais elevada, embora não necessariamente um melhor sentido da realidade, ressaltando os movimentos da água e da vegetação que geralmente passam despercebidos.


Professor, crítico de cinema e realizador, Thom Andersen nasceu em Chicago em 1943 e realizou cerca de uma dezena de filmes em quase cinco décadas de carreira, sendo conhecido sobretudo pela sua obra de referência, “Los Angeles Plays Itself” (2003). Andersen venceu o prémio para Melhor Documentário em Vila do Conde em 2011 com o filme “Get Out Of the Car”.

 

A longa-metragem foi editada em DVD em setembro de 2014 pelo Curtas Vila do Conde em parceria com a Fnac. A edição, à venda em exclusivo nas lojas Fnac, tem o preço de 4 euros e inclui dois extras: a curta-metragem “Vulgar Fractions” do diretor de fotografia de “Reconversão”, Peter Bo Rappmund, e uma série de fotogramas do filme. 

ETIQUETAS