Pelo terceiro ano consecutivo, O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal. Em 2015, a iniciativa estende-se a todo o mês de dezembro com sessões de curtas-metragens para toda a família em 24 cidades portuguesas.
Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto. A ideia, que nasceu em França em 2011, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento é organizado pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul, passando também pelos arquipélagos.
O programa “Panorama Nacional” apresenta um conjunto de curtas portuguesas que se têm destacado nos últimos tempos mas que, em alguns casos, ainda permanecem desconhecidas para o grande público: “Amélia & Duarte” de Alice Guimarães e Mónica Santos; “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra; “Inventário de Natal” de Miguel Gomes; “Longe do Éden” de Carlos Amaral; “Três Semanas em Dezembro” de Laura Gonçalves; e “Campo à Beira Mar” de André Ruivo.
A sessão “Europa em Curtas” inclui filmes distribuídos pelo Short Circuit, rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens, e dá a conhecer autores europeus e o seu olhar sobre o mundo, com toda a sua complexidade e fantasia. Uma oportunidade para ver alguns dos filmes mais destacados e premiados nos últimos anos.
Já o programa “Contos à Sombra das Árvores”, para maiores de 4 anos, também preparado pelo Short Circuit, é composto por pequenas histórias sem falas, oriundas de toda a Europa, que nos levam ao encontro de engraçados e ternos animais numa viagem pelas quatro estações do ano. Também destinado a toda a família, o programa “Curtinhas”, é uma proposta da Casa da Animação em parceria com o Festival de Cinema de Estugarda, e inclui um conjunto de curtas-metragens para maiores de seis anos.
A 3ª edição d’ O Dia Mais Curto contará ainda com duas sessões especiais: na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, e no Teatro Municipal de Vila do Conde. A sessão na Cinemateca apresenta, em estreia na capital, as curtas-metragens “Vigil” de Rita Cruchinho; “Rampa” de Margarida Lucas; “A Torre” de Salomé Lamas; e “Sobre El Cielo” de Jorge Quintela, com a presença de alguns dos realizadores.
Em Vila do Conde, também com a presença dos realizadores, serão apresentadas as curtas-metragens “Vila do Conde Espraiada”, de Miguel Clara Vasconcelos, e “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” de Manuel Mozos. Ambos os filmes, produzidos pela Curtas Metragens CRL e estreados em julho no 23º Curtas Vila do Conde, foram rodados na cidade e têm uma estreita ligação com a história de Vila do Conde.
À semelhança do ano passado, a Metro do Porto associa-se à iniciativa exibindo, em algumas estações e carruagens, curtas-metragens de animação durante todo o dia 21 de dezembro. Também a cadeia de lojas Fnac voltará a exibir sessões em alguns dos seus estabelecimentos.
A RTP e a TV Cine vão participar nesta celebração: o Cinemax, da RTP, mostrará nos dias 9 e 16, às 00h, os filmes “Três Semanas Em Dezembro” de Laura Gonçalves, “Within” de Natália Azevedo Andrade, “Vicky and Sam” de Nuno Rocha e “Miami” de Simão Cayatte. Por sua vez, a TV Cine exibe, às 21h do dia 21, os filmes “Lar Doce Lar” de Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet, Paccolat Stéphane; “Nada Fazi” de Filipa Reis, João Miller Guerra e “La Chambre Jaune” de André Godinho.
Também no âmbito d’ O Dia Mais Curto, o canal francês ARTE vai exibir, no programa especial do Court-circuit, a curta-metragem de animação “Amélia & Duarte”, de Mónica Santos e Alice Guimarães.
O Dia Mais Curto será igualmente celebrado por estudantes de diferentes graus de ensino, com sessões de curtas-metragens em escolas do ensino básico e secundário. Alguns estabelecimentos de ensino superior vão aderir à iniciativa exibindo programas próprios compostos por curtas-metragens realizadas por alunos dos cursos de Cinema e Multimédia.
O Dia Mais Curto é a festa do cinema, um momento de descoberta que vai iluminar as telas do país!
Programas e Agenda:
www.odiamaiscurto.curtas.pt