6000 espectadores, 60 sessões e mais de 35 filmes em 24 cidades portuguesas são os números da 3ª edição em Portugal d’ O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem! O evento foi celebrado, em simultâneo, em dezenas de países em todo o mundo!
Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência da Curta Metragem desenvolveu a edição portuguesa d’ O Dia Mais Curto, um evento mundial que, inspirado no solstício de inverno, a 21 de dezembro, celebra a curta-metragem levando o formato a todos os públicos e aos mais variados locais de projeção.
Em 2015, a iniciativa arrancou no inicio de dezembro – culminando no dia 21, o dia mais curto do ano, em pleno solstício de inverno – e contou com sessões em 24 cidades portuguesas: Abrantes, Albufeira, Almada, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Sardoal, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu.
O evento levou cerca de 60 sessões, destinadas ao público e escolas, a um total de 6000 espetadores, sem contabilizar os três programas na televisão e as sessões que decorreram, durante todo o dia, nas carruagens e estações do Metro do Porto. Esta edição apresentou também mais de 35 filmes, de autores nacionais e internacionais, para adultos e crianças, através dos programas preparados pela Agência da Curta Metragem.
O Dia Mais Curto é a festa do cinema, um momento de descoberta que iluminou as telas do país!