Filmes da Animar em Festival de Vídeo Escolar

27 Abril 2016
Share on Facebook Share on Twitter

Cinco curtas-metragens de animação, realizadas por alunos de várias escolas do concelho de Vila do Conde, vão integrar a competição do Festival de Cinema de Vídeo Escolar -AÇÃO002!, que terá lugar nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Sá da Miranda em Viana do Castelo, numa iniciativa integrada nos XVI Encontros de Cinema de Viana. Os filmes são uma produção da Curtas Metragens CRL, no âmbito do projeto educativo Animar, dirigido à comunidade escolar. 

Na categoria de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico para Melhor Filme de Animação concorrem as curtas-metragens “Aconteceu entre Retorta e Tougues” (2014) e “Remédio Marinho” (2015), que serão exibidas no primeiro dia do festival. Realizada pelos alunos do 2º e 3º ano da Escola Básica Casal do Monte, “Aconteceu entre Retorta e Tougues” é uma animação de recortes que conta a estória do amor entre uma bailarina e um príncipe que sobrevivem ao terrível ciúme de uma rainha malvada. Amor, vingança e castigo num filme passado nas belas terras de Retorta e Tougues, e que conta com um leque de personagens improváveis como o Gato da Botas, a fada, a filha da rainha, o macaco e os animais da floresta. Já “Remédio Marinho” é um filme baseado no livro “O beijo da palavrinha” de Mia Couto, construído a partir das ideias, desenhos e animações da turma do 4ª ano da escola básica de Areia-Árvore. Conta a história de Maria Poeirinha, uma menina que está doente e precisa de ver o mar. Só a força da palavra, trazida pelo seu irmão, a pode ajudar…

 

No dia 11 de maio, a concorrer para o Prémio de Melhor Filme de Animação do 3º Ciclo, serão exibidas as curtas “Kinesis” (2015), realizada por alunos do 10º e 11º ano da Escola José Régio de Vila do Conde sob orientação de Tânia Duarte e Ícaro; “Mar à Vila” (2014) da mesma escola, realizado sob orientação do realizador francês Bastien Dubois; e “Os Bravos do Mindelo” da Escola Básica 2,3 D. Pedro IV. 


Estes filmes foram realizados no âmbito do projeto educativo Animar. Criada pela mesma equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a Animar desenvolve anualmente várias atividades em torno do cinema de animação destinadas a públicos de todas as idades, com destaque para a comunidade escolar da região. Neste momento, está a decorrer a 11ª edição que tem como atividade central a exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, aberta ao público todos os dias entre as 14:00 e as 18:00. Até junho, decorrem nas escolas os ateliês de animação orientados por formadores convidados, ateliês de iniciação de cinema na sala de aula, visitas guiadas à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e apresentações e mostras “Antes do Filme”. A festa de encerramento da Animar 11, aberta ao público em geral, terá lugar a 5 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

 

ETIQUETAS