Filmes da Animar premiados em Viana do Castelo

12 Maio 2016
Share on Facebook Share on Twitter

Os filmes "Remédio Marinho" e "Os Bravos do Mindelo", realizados em oficinas da Animar, foram premiados no Festival de Cinema de Vídeo Escolar -AÇÃO002! integrado nos XVI Encontros de Cinema de Viana do Castelo. 

"Remédio Marinho", realizado pelos alunos do 4ª ano da escola básica de Areia-Árvore sob a orientação da realizadora Alice Eça Guimarães, venceu o prémio de Melhor Filme de Animação do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. O filme é baseado no livro “ O beijo da palavrinha” de Mia Couto, construído a partir das ideias, desenhos e animações da turma. Conta a história de Maria Poeirinha, uma menina que está doente e precisa de ver o mar. Só a força da palavra, trazida pelo seu irmão, a pode ajudar…

Já "Os Bravos do Mindelo", realizado com alunos do Curso Vocacional de Expressões, Fotografia, Cinema de Animação e Vídeo da Escola EB 2, 3 D. Pedro IV - Mindelo de Vila do Conde, venceu o prémio Ação002! para o Melhor Filme de Animação do Ensino Secundário. A curta-metragem é um relato na primeira pessoa das vidas destes alunos que são bastante diferentes das vidas dos jovens da sua idade.

Também os filmes “Aconteceu entre Retorta e Tougues”, “Kinesis” e “Mar à Vila” , realizados no âmbito do mesmo projeto, integram a competição do festival. 

Criada pela mesma equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a Animar desenvolve anualmente várias atividades em torno do cinema de animação destinadas a públicos de todas as idades, com destaque para a comunidade escolar da região. Neste momento, está a decorrer a 11ª edição que tem como atividade central a exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, aberta ao público todos os dias entre as 14:00 e as 18:00. Até junho, decorrem nas escolas os ateliês de animação orientados por formadores convidados, ateliês de iniciação de cinema na sala de aula, visitas guiadas à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e apresentações e mostras “Antes do Filme”. A festa de encerramento da Animar 11, aberta ao público em geral, terá lugar a 5 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde. 

ETIQUETAS