Animar termina no domingo com cinema para toda a família

30 Maio 2016
Share on Facebook Share on Twitter

A 11ª edição do projeto educativo ANIMAR chega ao fim no próximo domingo, 5 de junho. Para assinalar a ocasião, o Teatro Municipal de Vila do Conde recebe a festa de encerramento, a partir das 14:00, com brincadeiras para os mais novos e a exibição do filme “Norm – O Herói do Ártico”, numa sessão que vai também apresentar um balanço do projeto e as curtas-metragens produzidas nas escolas durante os ateliês de cinema de animação.

 

“Norm – O Herói do Ártico”, de Trevor Wall, é uma divertida comédia para toda a família. Nesta história, Norm é um urso polar muito prolixo, que tem uma queixa bastante simples: não há espaço para turistas no Ártico. Mas quando um maníaco empreiteiro ameaça construir condomínios de luxo no seu próprio quintal, Norm faz o que todos os ursos polares normais fariam: viaja para Nova Iorque para impedir o negócio. Com um grupo de lemingues ao seu lado, Norm vai enfrentar a Big Apple ao mesmo tempo que terá de lidar com uma crise de identidade para conseguir o seu objetivo.

 

Durante a sessão de cinema, serão também apresentadas, pela primeira vez, as curtas-metragens realizadas, nos últimos meses, por alunos de três escolas do concelho de Vila do Conde sob a orientação dos realizadores Paulo D’Alva, Sandra Santos e Jorge Ribeiro. Todos os anos, durante a Animar, formadores e realizadores são convidados a realizar, com turmas de vários níveis de ensino, pequenas curtas-metragens. Alguns dos projetos realizados neste âmbito chegam mesmo a integrar o circuito internacional dos festivais de cinema.

 

Em simultâneo, também no Teatro Municipal, será apresentada uma mostra dos trabalhos originais realizados nas escolas durante as oficinas da Animar.

Com uma programação pensada especialmente para a comunidade escolar, a Animar 11 levou a cabo, nos últimos meses, um conjunto de atividades para alunos de vários níveis de ensino: visitas à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema com filmes de animação premiados internacionalmente, ateliers de cinema, entre outras. 

 

Criado pela equipa que organiza o Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, a Animar é um projeto anual iniciado em 2005 que parte dos filmes de animação para a realização de uma série de atividades de carácter lúdico e educativo em torno do Cinema.

 

A 11ª edição da Animar tem como parceiros o Cineclube de Vila do Conde, a Casa da Animação e o Cartoon D’Or e conta com o apoio da Viarco, Science4you, Pintarolas e dos Chocolates Regina. 

ETIQUETAS