"À Procura de Dory" é o filme de abertura do Curtinhas

29 Junho 2016
Share on Facebook Share on Twitter

O Curtinhas, a secção para os mais novos do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, arranca a 9 de julho com a exibição do novo filme da Pixar “À Procura de Dory”. Esta secção do festival vai contar também com uma competição de filmes, o Espaço Infantil Brincar ao Cinema e diversas atividades em torno das imagens em movimento. 

Treze anos depois da estreia de “À Procura de Nemo”, o adorável peixe azul fêmea com problemas de memória está de regresso ao grande ecrã. “À Procura de Dory”, a tão aguardada sequela que já bateu recordes de bilheteira em vários países, centra-se na melhor amiga do famoso peixe palhaço que viaja através do oceano à procura de respostas sobre o seu passado. De que se consegue lembrar? Quem são os seus pais? E onde aprendeu a falar baleiês? A animação da Pixar marca o arranque do Curtinhas no sábado, 9 de julho, às 17:00.


O Curtinhas é um mini-festival dentro do Curtas Vila do Conde que junta pais e filhos na partilha de uma semana de cinema. Esta secção do festival, que conta pelo quinto ano consecutivo com o apoio do MAR Shopping, é composta por uma competição de curtas-metragens, pelo Espaço Infantil Brincar ao Cinema e por oficinas e atividades lúdicas ligadas às imagens em movimento.


Com 22 filmes a concurso, a Competição Curtinhas apresenta uma seleção de obras de todo o mundo feitas a pensar no público juvenil. Destaque para as duas curtas-metragens portuguesas a concurso: “Cinegirasol”, o novo videoclipe dos Azeitonas, uma animação com argumento de Nuno Markl que ilustra o percurso de uma carrinha de cinema ambulante pelas cidades alentejanas, e “Erva-de-Cheiro-Mão Verde”, o primeiro vídeo musical do projeto “Mão Verde” de Capicua e Pedro Geraldes, que marca o regresso ao festival de Alice Eça Guimarães, a corealizadora de “Amélia & Duarte”, curta-metragem duplamente premiada no Curtas em 2015 e uma das mais bem sucedidas no panorama da animação nacional do último ano. O filme vencedor será escolhido por um júri, composto por crianças dos 8 aos 12 anos, que entregará o Prémio Curtinhas MAR Shopping na Cerimónia de Encerramento.


Durante os nove dias do festival, o Espaço Infantil Brincar ao Cinema vai receber várias atividades para crianças dos 4 aos 12 anos, permitindo aos pais assistirem às sessões de cinema enquanto os filhos usufruem de um lugar de diversão e aprendizagem, sob a orientação de uma equipa de formadores. Este espaço terá um horário coincidente com o das sessões e uma programação permanente constituída por ateliers de curta duração, visionamento de filmes e a realização de outras atividades relacionadas com cinema.


É também neste espaço que no dia 10 de julho vão decorrer duas sessões da Oficina Magia do Cinema, de manhã e à tarde, orientada por formadores do Mundo Científico, onde os mais novos vão poder explorar a ciência responsável pelos efeitos surpreendentes dos filmes. As inscrições têm o custo de 5 euros por criança e são limitadas a 20 participantes por oficina.


Os bilhetes para as sessões de cinema Curtinhas custam 2 euros para menores de 16 anos e 3,50 euros para adultos.

ETIQUETAS