O Dia Mais Curto regressa em Dezembro!

24 Outubro 2016
Share on Facebook Share on Twitter

Pelo quarto ano consecutivo, O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal. A iniciativa decorrerá durante o mês de dezembro com sessões para toda a família em várias cidades do país. Se é programador e deseja associar-se a este evento, através dos programas propostos pela Agência da Curta Metragem ou de sessões próprias, contacte-nos até ao dia 15 de novembro!

 



Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto. A ideia, que nasceu em França em 2011, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento é organizado pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul, passando também pelos arquipélagos.


Durante todo o mês de dezembro, culminando no dia 21, serão programadas sessões em várias cidades do país com uma seleção de curtas-metragens com produções nacionais e internacionais, para adultos e crianças. Quer seja online, na televisão, em cinemas, bibliotecas, centros culturais, cineclubes, ou nos mais variados espaços públicos ou comunitários, a apresentação de curtas-metragens durante este curto, mas intenso, dia proporcionará ao público a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras.


Os programadores poderão associar-se à iniciativa através de sessões próprias ou dos quatro programas propostos pela Agência da Curta Metragem: “Panorama Nacional”, “Europa em Curtas”, “Curtinhas em Dezembro” e “Papel de Natal e Outras Histórias”. As inscrições decorrem até ao dia 15 de novembro.


Na edição de 2015, O Dia Mais Curto contou com cerca de 6000 espectadores, 35 filmes e 60 sessões, destinadas ao público e as escolas, que tiveram lugar em 24 cidades portuguesas.



Informações e reservas:
jussara@curtas.pt
+351 252 646516 

ETIQUETAS