Encerramento da Animar 12 no Teatro Municipal a 11 de junho

28 Abril 2017
Share on Facebook Share on Twitter

O Teatro Municipal de Vila do Conde recebe a 11 de junho, domingo, a sessão de encerramento da Animar 12 com o espetáculo de Teatro de Papel - Cindy para toda a família, numa sessão que vai também apresentar um balanço do projeto educativo e as curtas-metragens produzidas nas escolas durante os ateliês de cinema de animação. Em simultâneo, estará em exposição uma mostra dos trabalhos originais realizados nas escolas durante as oficinas Animar e uma mostra de teatros de papel. Para além disso, está prevista a realização de um workshop de teatro de papel.


Criada pela equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema e com uma programação pensada especialmente para a comunidade escolar, a Animar 12 levou a cabo, nos últimos meses, um conjunto de atividades para alunos de vários níveis de ensino: visitas à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema com filmes de animação premiados internacionalmente, ateliers de cinema, entre outras. À semelhança das edições anteriores deste projeto educativo, que tem como objetivo principal a aproximação do público jovem ao cinema, formadores convidados produziram pequenos filmes de animação durante ateliers nas escolas do concelho de Vila do Conde, que serão apresentados pela primeira vez na sessão de encerramento.


A apresentação da peça Teatro de Papel – Cindy enquadra-se no âmbito da Animar não só pelo trabalho com marionetas, mas também por dois motivos muito fortes. Por um lado, o Teatro de Formas Animadas de Marcelo Lafontana é uma das entidades parceiras da Curtas Metragens CRL na programação da Solar Galeria de Arte Cinemática e, por isso mesmo, da Animar; por outro, na equipa técnica da peça constam dois artistas que deram os seus primeiros passos em animação, enquanto alunos participantes em ateliês da Animar, os responsáveis pelo trabalho de ilustração Bárbara Carmo e Carlos Arteiro.


Esta peça narra de uma forma diferente e bem-humorada as aventuras e desventuras da menina Cindy, também conhecida como Gata Borralheira. A jovem heroína, desprezada pelos pais e humilhada pelas irmãs adotivas, tem um único sonho: ser princesa por uma noite, custe o que custar. Nesta abordagem da companhia teatral vila-condense, Cindy representa uma alegoria em torno da sociedade de consumo, da superfluidade das relações humanas, da posição da mulher, do desespero pelo reconhecimento público e a consequente fama instantânea, embora efémera.


No âmbito do encerramento da Animar, será apresentada uma versão especial do espetáculo, conjugando o teatro com a projeção de vídeo. Os bilhetes terão o custo de 3 euros.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO ANIMAR 12

Teatro Municipal de Vila do Conde
Domingo, 11 de junho

14:00 – Atividades para crianças

16:00 – Sessão de Encerramento

 

ETIQUETAS