Curtas assinala 25º aniversário com Festa no Forte S. João

3 Julho 2017
Share on Facebook Share on Twitter

FESTA CURTAS 25 ANOS
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema


SENSIBLE SOCCERS + 7 MAGNÍFICOS
Qui. 13 JUL
Forte S. João, Vila do Conde

Sensible Soccers (concerto)
Os Sensible Soccers são Filipe Azevedo, Hugo Gomes e Manuel Justo, e editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas atuações ao vivo. Desde então, a banda deu inúmeros concertos que os levaram a palcos de todos os tipos, desde clubes, auditórios a eventos de projeção internacional, como o Primavera Club, Festival Paredes de Coura, Boom Festival, Vodafone Mexefest ou a primeira edição portuguesa do Boiler Room. Em 2014 lançaram o primeiro LP, intitulado 8, que foi unanimemente considerado pela imprensa nacional como um dos melhores discos desse ano. Depois de convidada pelo Teatro Maria Matos, GNRation e Curtas de Vila do Conde, a banda apresentou um espetáculo composto por temas inéditos e por uma vertente visual, a cargo da artista Laetitia Morais. Em março de 2016 editaram o seu mais recente álbum, Villa Soledade. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fogem ao formato tradicional de canção, optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão, e nos espetáculos ao vivo a sua música ganha uma energia extra. 

7 Magníficos (Dj Set)
Uma imagem de marca do festival… Os 7 Magníficos regressam uma vez mais munidos com as armas de sempre: os velhos 7” em vinil com um resumo da melhor música alguma vez feita.

Bilhetes: 6 euros

●●●●

FESTAS DO 25º CURTAS VILA DO CONDE

Sáb. 8 JUL
João Tenreiro 
Café do Parque
Entrada livre 

João Tenreiro cresceu no meio dos discos. Ainda teenager, fugia da norma mainstream e procurava expressões alternativas da eletrónica, de Kruder & Dorfmeister a Fila Brazilia, de Moodyman aos Idjut Boys. Estreou-se em 2012, no Passos Manuel e nunca mais parou. Desde ai tem sido presença regular nas cabines de clubes de referência como o Lux, a Indústria, o Brownie ou o Café au Lait, entre muitos outros. O seu interesse por coisas como o Boogie Brasileiro, o Disco Nigeriano, a mais obscura Modern Soul ou a Library Music, fazem com que não seja apenas mais um DJ de House ou Eletrónica, mas um amante de música de dança.

Dom. 9 JUL
TAM (Wasser Bassin Records)
Cacau Café-Bar
Entrada livre 

Produzindo música desde o início do século XXI, Tam decidiu começar a sua própria editora em 2010, sendo músico, gerente e cofundador da Wasser Bassin Records. Em termos musicais, Tam gosta de diversidade, versatilidade, melancolia, chuva fria de inverno e tardes de verão relaxadas. Será isto música? Talvez não, mas quem se importa com opiniões quando se pode ver, sentir ou ouvir por si mesmo?

Seg. 10 JUL
TAKE ONE! NIGHT
Jonathan Silva
Cacau Café-Bar
Entrada livre 

Da tropicália, à música negra do disco e à eletrónica, propõe-se assim uma viagem ao cosmos baleárico.

Ter. 11 JUL
MUSIC VÍDEOS PARTY
André Tentugal
Entrada livre 

André Tentugal é realizador, fotógrafo, compositor, guitarrista, vocalista e a personagem central que deu vida ao projeto We Trust. Em 2013, estreou no Curtas a sua curta-metragem “De Onde os Pássaros Vêem a Cidade”, uma ficção encomendada pelo próprio festival. Uma presença recorrente no festival como DJ, realizou vários trabalhos que foram exibidos na Competição de Vídeos Musicais do Curtas, tendo vencido em 2015 o prémio desta competição com a obra “Movin Up”, com música dos X-Wife.

Qua. 12 JUL
Karlon Crioulo (do filme Altas Cidades de Ossadas, de João Salaviza) + Nitronious (Monster Jinx)
Barcearia 1º Piso
Entrada livre 

Karlon Krioulo
Descendente de cabo-verdianos, este músico e compositor é um dos pioneiros do Hip Hop crioulo em Portugal, tendo fundado em 1994 o grupo Nigga Poison (duo com Praga). O grupo lançou em 2001 o EP Podia Ser Mi, mas foi em 2006 que conquistou o seu espaço no panorama do rap nacional com o lançamento do álbum Resistentes. Com a sua editora independente Kreduson Produson, Karlon lançou em 2012 o seu primeiro trabalho a solo intitulado Nha Momentu. Em 2017, Karlon aventurou-se no mundo do cinema ao protagonizar o filme “Altas Cidades de Ossadas”, cujo argumento escreveu em conjunto com o realizador, João Salaviza, numa história inspirada em si próprio.

nitronious
Nitronious não tem limites. Seja na procura da batida perfeita, da luz perfeita, do sabor perfeito - prima pela multidisciplinaridade - corre atrás da novidade, mas traz ao mesmo tempo todo o passado bem estudado. No comando da mesa de mistura aposta na fusão de várias linguagens, desde o mais sujo left field, aos hits do pop mais pop, e ele vai lançar aquela faixa no momento em que ninguém está à espera e, provavelmente, vai funcionar.

Qui. 13 JUL
Sensible Soccers + Os 7 Magníficos 
Forte Sº João
Bilhetes: 6 euros

Sex. 14 JUL
Sergio Gomes (BREAKS lda.)
Barcearia 1º Piso
Entrada livre 

Sérgio Gomes é DJ desde 1998. Sempre mostrou um interesse por música eletrónica contemporânea e avant-garde. Através da sua editora BREAKS, lda, é também um promotor de eventos de música eletrónica em Portugal, e apresenta semanalmente um programa de rádio na RUM - Rádio Universitária do Minho.

Sáb. 15 JUL
The Legendary Tigerman (Dj set)
Café do Parque
Entrada livre 

The Legendary Tigerman é o alter-ego de Paulo Furtado. Inspirado no velho formato de one-man-band nascido nas margens do Delta do Mississipi, é um conceito adaptado e vivido no Século XXI, com uma estética muito particular - ao formato analógico tradicional juntam-se, sem pudor, soluções eletrónicas. Mas, The Legendary Tigerman não é só um projeto musical - aqui, a imagem, através (sobretudo) do cinema e da fotografia são tão importantes como a música. Uma presença habitual no Curtas, com várias atuações ao vivo, apresentou em 2016 “How To Become Nothing”, o projeto que juntou o músico, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa road trip pelo deserto da Califórnia. O resultante road movie foi apresentado em formato de filme-concerto, com banda sonora ao vivo de The Legendary Tigerman e imagens manipuladas em tempo real.

Dom. 16 JUL
STAFF NIGHT
Cacau Café-Bar
Entrada livre 
Alguns elementos da equipa do Curtas Vila do Conde, que também se movimentam no mundo da música, mostrarão as suas habilidades, escolhendo uma banda sonora perfeita para esta noite.

Infos:
www.curtas.pt

Programa do 25º Curtas Vila do Conde:
http://www.curtas.pt/25CVC/jornal_2017.pdf

ETIQUETAS