Destaques do dia : 8 de julho

8 Julho 2017
Share on Facebook Share on Twitter

Arranca hoje a 25ª edição do Curtas Vila do Conde com vários destaques ao longo do dia!

"Gru - O Mal Disposto 3" é o filme abertura do Curtinhas, dedicado aos mais novos. Depois de ser despedido da Liga Antivilões, por deixar escapar o mais recente inimigo que ameaçava a humanidade, Gru encontra-se no meio de uma crise de identidade, deprimido. Mas quando um misterioso estranho informa Gru que tem um irmão gémeo chamado Dru, este fica surpreendido. Ao saber das intenções do seu irmão gémeo em formar uma parceria, resta a Gru perceber se quer voltar à vida que deixou para trás. Um filme para ver em família às 15h30.

A abertura oficial do festival decorre às 18h30, com o filme "O Outro Lado da Esperança", de Aki Kaurismäki. Este é o Regresso do mais português dos cineastas finlandeses, com um novo filme da sua trilogia dos portos. O Outro Lado da Esperança, estreado em Berlim, conta duas histórias que, por um acaso, se intersectam: a de um refugiado Sírio um jogador de pôquer. Às 23:00 é exibida mais um longa-metragem: "Certain Women", de Kelly Reichardt, que acompanha as histórias de três mulheres que se cruzam em pequenas cidades da América, mostrando as imperfeições subtis da sua existência.

A comemorar os seus 25 anos, o Curtas decidiu dar Carta Branca a 25 individualidades ligadas ao mundo da cultura para que escolhessem os seus filmes favoritos vistos no Curtas. A sessão de hoje conta com as escolhas de Daniel Ribas e Ricardo Alexandre, com os filmes "Corpo e Meio", de Sandro Aguilar, e "Bicicleta", de Luís Vieira Campos. Para ver às 21h45.

A abrir os filmes-concerto do festival: a Atlantic Coast Orchestra vai interpretar, ao vivo, uma banda sonora para o filme mudo “The General”, escrita pelo compositor Andrew E. Simpson. Esta comédia acompanha Johnny Gray (Buster Keaton) durante a perseguição de um bando de espiões que roubaram o seu comboio, O General, com a sua noiva Annabelle (Marion Mack) a bordo.

Ainda esta tarde, às 17:00, é inaugurada a exposição "Terra", na Solar - Galeria de Arte Cinemática, com trabalhos de Gabriel Abrantes (em colaboração com Ben Rivers), Priscila Fernandes, Pedro Neves Marques, Joana Pimenta, Lúcia Prancha, Francisco Queimadela and Mariana Caló.

O Curtas Vila do Conde vai contar, ainda hoje, com sessões do Panorama Europeu, dedicado à Bélgica, e três sessões de Short Matters! com algumas das melhores curtas-metragens vistas em festivais europeus.

Às 23h, teremos ainda a festa de abertura, no Café do Parque.

ETIQUETAS