Destaques do dia : 9 de julho
Neste segundo dia do Curtas Vila do Conde, são vários os motivos para visitar o festival!
A estreia mundial da nova longa de Sandro Aguilar, “Mariphasa”, acontece hoje, às 21:15. O filme conta a história de Paulo, que trabalha como segurança noturno num desativado complexo industrial. Dentro das longas-metragens teremos ainda o filme póstumo de Abbas Kiarostami, "24 Frames", uma coleção de 24 curtos filmes de quatro minutos e meio inspirados em imagens estáticas. Para ver às 23h00.
Antes, às 17h, apresentamos uma sessão dedicada a Vila do Conde e Póvoa de Varzim com dois filmes que tratam as realidades desses locais: "Vaza", de José Manuel Sá e Paulo Pinto, conta a história de Vânia, uma adolescente e caxineira como toda a sua família, desde sempre ligada ao mar. Um Conto de Duas Cidades, de Morag Brennan e Steve Harrison é um filme sobre a Póvoa de Varzim nas décadas de 1950 e 1960, visto a partir da sua comunidade piscatória e como estância turística. Um conto feito a partir entrevistas de testemunhas oculares, às vezes hilariantes e outras vezes dolorosas, mas sempre inspiradoras e reveladoras.
Arranca hoje também a Competição Internacional do Curtas Vila do Conde, com três sessões, às 18h30, 20h e 23h30, onde serão exibidos alguns dos filmes selecionados para uma das competição mais aguardadas do festival, que mostra o que de melhor se faz no cinema contemporâneo.
A extensa Carta Branca dos 25 anos do Curtas continua, às 21h45, com as escolhas de Inês Nadais, Adolfo Luxuria Canibal, Tiago Alves, Inês Meneses e José Miguel Gaspar: "Oh Dear", de Nicolas Provost, "Meshes of the Afternoon", de Maya Deren e Alexender Hammid, "Corrente", Rodrigo Areias, "Vacancy", de Matthias Muller, e Frankenweenie, de Tim Burton.
Durante o dia de hoje, decorrerão também duas sessões do Curtinhas e ainda dois Showcases, inseridos na secção Take One!, com trabalhos de alunos da FBAUP e da ESMAD.
Este domingo, o Curtas Vila do Conde regressa ao local onde tudo começou: o Auditório Municipal de Vila do Conde, que recebeu as primeiras 18 edições do festival!
Nesse espaço, terá lugar, às 18:00, o lançamento do livro comemorativo do aniversário “Curtas Vila do Conde: 25 Anos, 25 Histórias”, composto por textos escritos por 25 personalidades (críticos de cinema, músicos, realizadores, escritores, jornalistas) que passaram por Vila do Conde. Estes textos revelam a pequena história do Curtas, aquela que foi contada apenas aos ouvidos de alguns. São memórias de muitos episódios de quem esteve por dentro do festival.
Participam no livro: José Miguel Gaspar (jornalista); Marcos Cruz (jornalista), Pedro Marta Santos (escritor e jornalista); João Lopes (crítico de cinema); Valter Hugo Mãe(escritor); Manuela Azevedo (Clã); Eduardo Brito (argumentista, realizador e fotógrafo); Francisco Ferreira (crítico de cinema); Inês Meneses (jornalista); Inês Nadais (jornalista); Jorge Mourinha (jornalista); João Faria (designer); Ricardo Alexandre (jornalista); Rodrigo Affreixo (jornalista); Pedro Paixão (escritor); Sabrina Marques (crítica de cinema); Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta); Cláudia Marques Santos (jornalista); Miguel Gomes (realizador); Paulo Furtado (The Legendary Tigerman); Rui Poças (diretor de fotografia); Tiago Alves (jornalista); Daniel Ribas(crítico e programador de cinema); António Rodrigues (programador de cinema) e José Vieira Mendes (jornalista).
Em simultâneo, é inaugurada a exposição fotográfica “A Glória de Fazer Cinema em Portugal”, uma homenagem a um conjunto de pessoas que, da representação à técnica, da realização à crítica, ajudaram e ajudam a fazer o cinema em Portugal e que, nos últimos anos, passaram pelo festival.
Ainda no Auditório Municipal, haverá, às 23:30, um concerto dos Evols com o mais recente álbum “Evols III”.
A festa de hoje vai decorrer no Cacau Café-Bar, com TAM (Wasser Bassin Records).
Os bilhetes estão à venda na Bilheteira do Teatro Municipal de Vila do Conde, no Auditório Municipal e na rede da Bilheteira Online.