Euro Connection 2018: Candidaturas Abertas

1 Setembro 2017
Share on Facebook Share on Twitter

Todos os anos, o Festival de Cinema de Clermont Ferrand (França) – que acolhe o maior mercado mundial de curta-metragem – é o anfitrião do Euro Connection, um fórum de coprodução de curtas-metragens que culmina no pitching dos projetos selecionados. Esta plataforma tem como objetivo o desenvolvimento de parcerias entre produtores europeus, investidores, patrocinadores e televisões. As candidaturas para a próxima edição, que terá lugar nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2018, decorrem até 20 de outubro.

 

Os projetos a concurso deverão cumprir os seguintes requisitos:

- curta-metragem de animação, ficção ou documentário;

- duração até 40 minutos;

- o projeto tem de ter assegurado um apoio ou parceria (embora não haja montante mínimo monetário ou em serviços);

- o produtor/realizador tem de querer estabelecer uma coprodução com um parceiro europeu;

- a produção/rodagem terá de começar a partir de maio de 2018.

 

Apenas podem concorrer os projetos de países associados ao Euro Connection: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.

 

Um júri europeu – que inclui, pelo menos, três profissionais de diferentes nacionalidades – elegerá 15 projetos entre os finalistas de cada país. Todos os finalistas serão informados acerca da lista dos projetos selecionados até 28 de novembro.

 

Os produtores deverão candidatar os seus projetos de curta-metragem até ao dia 20 de outubro, junto dos representantes do país a que pertencem. Em Portugal, os festivais associados ao Euro Connection são o Curtas Vila do Conde e o IndieLisboa. As candidaturas deverão ser enviadas para os seguintes e-mails: mdias@curtas.pt (Miguel Dias) e miguel.valverde@indielisboa.com (Miguel Valverde).

 

O regulamento completo e o formulário de candidatura estão disponíveis aqui.

Cada projeto selecionado deverá ser apresentado pelo seu produtor/realizador, que terá 10 minutos para fazer uma apresentação concisa, em inglês ou francês, numa das sessões de pitching que terão lugar nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2018. Cada produtor poderá apresentar apenas um projeto.

 

Em 2017, o filme selecionado para representar Portugal no Euro Connection foi “O Ciclo”, do realizador Zepe (José Pedro Cavalheiro) e da produtora AIM Studios (na foto). 

ETIQUETAS