Oficina e mostra de ilustração na Animar 13, em abril

29 Março 2018
Share on Facebook Share on Twitter

Em abril, a Animar 13 apresenta uma sessão comemorativa do Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, uma mostra de ilustração paralela e ainda uma oficina de iniciação à ilustração com Joana Estrela.

Já no próximo dia 15 de abril, o Curtas Vila do Conde apresenta uma sessão comemorativa do 40º Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand e do 10º Anatomie du Labo. Esta sessão, a decorrer no Teatro Municipal de Vila do Conde, reúne seis curtas resgatadas da secção Labo do festival francês: "Everything (Tout)", de David O'Reilly, "Reruns (Rediffusions)", de Rosto, "Proch (Poussière)", de Jakub Radej, "Black America Again", de Bradford Young, "Shadow Nettes", de Phillip Barker e "Retour", de Pang-Chuan Huang.

No mesmo dia, inaugura a mostra de ilustração Anatomie du Labo 10, que ficará patente no foyer do Teatro Municipal de Vila do Conde até ao final da Animar 13, a 19 de maio. Vila do Conde, através da associação Curtas Metragens CRL, foi uma das cidades escolhidas para receber esta mostra itinerante, que partirá da cidade francesa para uma volta à Europa. A Anatomie du Labo convida artistas internacionais – propostos por vários festivais – a ilustrarem os filmes em competição na secção Labo da programação do Festival de Clermont-Ferrand. O objetivo principal é promover o diálogo entre os realizadores dos filmes e os espectadores. Júlio Dolbeth integra esta exposição em representação do Curtas Vila do Conde. O ilustrador português tem vindo a trabalhar em parceria com o festival vilacondense e os resultados são visíveis até nas paredes da cidade. 

Já no dia 21, as ilustradoras Joana Estrela e Sofia Rocha e Silva vêm até à Solar Galeria de Arte Cinemática para orientar um workshop de iniciação à ilustração com base nas canções de intervenção da Revolução dos Cravos, destinado a crianças entre os 8 e 12 anos. As inscrições podem ser enviadas para animar@curtas.pt e têm um custo de 10 euros. No mesmo dia, será exibido o filme “L’Aventure Commence”, de Thierry Frémaux, também no Teatro Municipal, numa parceria com o Cineclube de Vila do Conde.

ETIQUETAS