Animar 13 termina com festa a 20 de maio

4 Maio 2018
Share on Facebook Share on Twitter

A Animar 13 chega ao fim com uma festa para toda a família. Além de duas curtas-metragens realizadas por alunos de Vila do Conde, será também exibido o filme de animação "A Raposa Manhosa e Outras Histórias", de Patrick Imbert e Benjamin Renner. Tudo a partir das 16h, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

A 13ª edição da ANIMAR chega ao fim no próximo dia 20 de maio. Nos últimos três meses, a equipa da Solar – Galeria de Arte Cinemática promoveu, de forma intensiva, várias atividades dedicadas à formação dos mais novos para o cinema: sessões de cinema, ateliês de cinema, oficinas de ilustração e impressão, visitas guiadas à exposição patente, entre outras. Do ensino básico ao secundário, mais de duas centenas de alunos da região Norte puderam participar neste projeto, quer em contexto escolar, quer fora dele.


Nesta edição, Patrícia Rodrigues, Joana Nogueira e Pedro Neves foram os realizadores convidados para a orientação dos ateliês de cinema desenvolvidos ao longo de várias semanas em escolas do concelho de Vila Conde. As duas curtas-metragens produzidas em conjunto com os alunos serão exibidas, pela primeira vez, durante a Festa de Encerramento da Animar 13, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Na cerimónia, que tem início marcado para as 16h, serão ainda atribuídos os prémios da 1ª edição do Concurso de Ilustração, destinado a estudantes de artes visuais, que visa promover as ligações entre desenho e cinema.


A longa-metragem "Raposa Manhosa e Outras Histórias", de Patrick Imbert e Benjamin Renner, marcará o fim de festa. A partir de livros do próprio Renner, os realizadores criaram uma comédia de animação repartida em três pequenas histórias e três personagens principais: a raposa, claro, um coelho e um pato. Os bilhetes custam 2 euros para menores de 16 anos e 3,5 euros para os restantes. 


Até lá ainda poderá visitar as exposições Animar 13, patente na Solar – Galeria de Arte Cinemática, que junta trabalhos de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, Pedro Neves, Paulo Patrício e Marte Monteiro, e Anatomie du Labo 10, que reúne ilustrações internacionais de filmes em competição na secção Labo da última edição do festival de Clermont-Ferrand, no Teatro Municipal de Vila do Conde.



PROGRAMA

Festa de Encerramento ANIMAR 13
20 de maio, 16:00
no Teatro Municipal de Vila do Conde, sala 1

Sessão solene
Curtas-metragens ANIMAR 13
Making of ANIMAR 13
Entrega dos prémios do Concurso de Ilustração ANIMAR 13
Sessão de cinema "Raposa Manhosa e Outras Histórias"

ETIQUETAS