Rotterdam e Clermont-Ferrand

26 Janeiro 2012
Share on Facebook Share on Twitter

Durante a próxima semana, o mundo do cinema reunir-se-á em dois dos principais festivais de cinema. Com início a 25 de Janeiro e prolongando-se até 4 de Fevereiro, realizar-se-á o Festival Internacional de Cinema de Roterdão. Este é um dos festivais mais visitados pela sua programação de risco, com um olhar pelas cinematografias mais inovadores do cinema contemporâneo. Iniciando a 27 de Janeiro e prolongando-se até 4 de Fevereiro, a cidade francesa de Clermont-Ferrand recebe o maior festival do mundo dedicado à curta-metragem. Em ambos os festivais, estão presentes diversos filmes e autores que têm passado pelo Curtas Vila do Conde.

No Festival de Roterdão serão exibidas curtas de vários cineastas portugueses. Miguel Fonseca, que esteve no Curtas 2011 com "I Know You Can Hear Me" apresentará "As Ondas" na competição Tiger Awards. Na secção Spectrum serão apresentados "O Nosso Homem", de Pedro Costa, e "Silêncio de Dois Sons", de Rita Figueiredo, ambos exibidos na competição nacional do 19º Curtas. João Salaviza (com "Rafa"), Gabriel Abrantes (com "Palácios da Pena") e Miguel Seabra Lopes (com "Incêndio") estão também selecionados. Também na mesma secção serão exibidos "Dimanches", de Valery Rosier, "Killing the Chickens to Scare the Monkeys", de Jens Assur, e "Mila Caos", de Simon Paetau. Todos eles estiveram na competição internacional do Curtas 2011.

Em Clermont-Ferrand, a delegação portuguesa é constituída por "Água Fria", de Pedro Neves (competição nacional da última edição) e "Fado do Homem Crescido", de Pedro Brito. Ambos estão na competição internacional, onde acompanharão dois filmes exibidos do 19º Curtas: "La Broma Infinita" e "A Morning Stroll". Na secção Labo, estarão presentes "How to Raise the Moon" e "Killing the Chickens to Scare the Monkeys". Finalmente, na competição nacional serão exibidos "Parmi Nous" e o grande vencedor do Curtas 2011, "Boro in the Box", de Bertrand Mandico.

Representantes da equipa de direção e programação do Curtas Vila do Conde estarão presentes em ambos os festivais.

ETIQUETAS