Salomé Lamas apresenta "Fatamorgana"

24 Outubro 2018
Share on Facebook Share on Twitter

A realizadora e artista plástica Salomé Lamas apresenta a exposição individual "Fatamorgana", na Culturgest, a partir do dia 26 de outubro.

"Fatamorgana" é a continuação do projeto de cinema expandido levado a cabo por Salomé Lamas desde 2016, ano em que apresentou uma versão da instalação para teatro.

A versão fílmica será apresentada agora pela primeira vez na Culturgest do Porto e resulta numa complexa instalação vídeo projetada em dois canais, a que se junta uma segunda teia de narrativas em cinco canais, para além de uma instalação sonora. Filmado em Beirute, o filme parte da história de uma mulher, Hanan, que nos guia pela complexidade histórica e cultural do Líbano.

A obra cinematográfica original, cujas variações resultam nesta instalação, foi co-produzido pela Curtas Metragens CRL.

Salomé Lamas (1987, Lisboa) estudou Cinema (Licenciatura) em Lisboa e em Praga, Artes Visuais (Mestrado) em Amsterdão e é candidata a Doutoramento em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Os seus filmes já conquistaram vários prémios internacionais e nacionais e já expôs em diversos centros de arte contemporânea um pouco por todo o mundo. Lamas colabora regularmente com a produtora O Som e a Fúria e é representada pela galeria Miguel Nabinho – Lisboa 20. Várias das suas curtas-metragens são distribuídas pela Agência da Curta Metragem.

ETIQUETAS