TOP 50 da Cinemascope

3 Abril 2012
Share on Facebook Share on Twitter

A revista Cinemascope (http://cinema-scope.com/) chegou agora ao seu número 50. Para esta edição, esta prestigiada revista de cinema americana escolheu um top de 50 realizadores com menos de 50 anos que representam o futuro do cinema. Entre estes nomes existem muitos que foram revelados e divulgados em Portugal pelo Curtas Vila do Conde. Para além disso, a capa desta edição é protagonizada por "Tabu", a mais recente longa-metragem de Miguel Gomes, já premiada no Festival de Berlim.

O nome do autor português é um dos representados nesta lista para além de outro português: João Pedro Rodrigues. Ambos os realizadores são presenças constantes no festival, desde as suas primeiras-obras: Miguel Gomes, com "Entretanto", e João Pedro Rodrigues, com "Parabéns!". Os dois têm sido referidos como duas revelações do novo cinema mundial com filmes que têm encontrado uma larga repercursão internacional.

Mas a lista é também uma coleção dos mais importantes novos realizadores do panorama mundial, alguns dos quais foram divulgados pelo Curtas em Portugal (muitos deles pela primeira vez), entre os quais: Sergei Dvortsevoy, Nicolás Pereda, Ben Rivers, Lisandro Alonso, Serge Bozon, Jennifer Reeves e Apichatpong Weerasethakul. Vários destes cineastas, venceram prémios ou estiveram presentes em Vila do Conde.

Finalmente, a lista também incluiu outros cineastas dos quais o Curtas tem especial afeto cinematográfico, e dos quais exibiu alguns filmes, como Michel Gondry, Johan Grimonprez, Ben Russel, Harmony Korine, Corneliu Porumboiu ou Quentin Tarantino. 

ETIQUETAS