Curtinhas traz o Espaço a Vila do Conde

17 Junho 2019
Share on Facebook Share on Twitter

O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema está de regresso e traz o Curtinhas ao colo. A secção infanto-juvenil e familiar do festival, este ano dedicada ao tema O Espaço, integrará sessões para maiores de 3, 6 e 10 anos, festas e oficinas, assumindo-se como um minifestival onde as crianças poderão aprender a ver e a fazer cinema.

A marcar a programação deste ano, o aguardado quarto filme da série Toy Story, que traz de volta as aventuras de Woody e seus amigos em formato 3D e a sessão especial de acesso livre composta por alguns dos clássicos de animação da Walt Disney. 

Com uma vasta programação de de curtas metragens de animação de produção recente, o Curtinhas 2019 pretende apresentar estéticas e linguagens alternativas ao consumo normal de cinema, alinhadas pelos conteúdos escolares e os interesses das crianças e jovens em cada faixa etária. Em paralelo, o festival terá em funcionamento, no Teatro Municipal de Vila do Conde, um espaço infantil, onde as crianças poderão desenvolvem um conjunto de oficinas relacionadas com as imagens em movimento, assim como outras actividades lúdicas e pedagógicas, acompanhadas por monitores, enquanto os pais assistem às sessões em sala. Agendados este ano estão dois workshops criados em colaboração com o Mundo Científico: Viagem Intergaláctica (Domingo 7 de Julho) e Pequenos Exploradores de Estrelas (Sábado 13 de Julho), assim como uma grande festa de encerramento a ter lugar no último dia do festival. 

Destaque especial no cinema para a sessão única e de acesso livre com alguns dos primeiros clássicos a cores produzidos por Walt Disney. A ter lugar no Sábado, dia 13 de Julho, esta sessão será composta por uma série de obras primas que são hoje em dia consideradas essenciais na história do cinema. Desde a curta Flowers and Trees ao grande sucesso Os Três Porquinhos(primeiro de uma série de filmes de Disney a vencer o Oscar na categoria de melhor animação), passando pela primeira aparição do Pato Donald no cinema com The Wise Little Hen ou o remake do clássico O Patinho Feio de Hans Christian Andersen.

À semelhança do que tem vindo a acontecer nas anteriores edições, o júri da competição do Curtinhas será composto por crianças entre os 8 e os 12 anos, que decidirão, em conjunto, o melhor filme a concurso. Na cerimónia de encerramento, será esse grupo a entregar o Prémio MAR Shopping ao realizador do filme vencedor. As inscrições para o júri do Curtinhas estão ainda abertas e os regulamentos podem ser consultados no site

Em antecipação à 27ª edição do Curtas Vila do Conde, o MAR Shopping recebe a 22 de Junho, o Workshop Faz Pop-Up, das 11h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00, no Piso 0 (corredor de moda infantil). A participação é gratuita e assegurada por ordem de chegada. O workshop destina-se a famílias com crianças entre os 4 e os 10 anos. 

O 27º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 6 e 14 de julho, tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival, incluindo o MAR Shopping, patrocinador exclusivo da secção Curtinhas. Este minifestival surge na sequência do trabalho desenvolvido regularmente pela Curtas Metragens CRL, desde 2005, através de atividades organizadas pela equipa do serviço educativo da Solar - Galeria de Arte Cinemática e do projeto Animar. 

ETIQUETAS