O Curtas Vila do Conde em tour pelo país

19 Julho 2019
Share on Facebook Share on Twitter

A 27ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 14 de julho com o anúncio dos premiados. À semelhança dos anos anteriores, após o anúncio dos premiados, o Curtas Vila do Conde volta a percorrer o país, com uma seleção de alguns dos melhores filmes desta edição. O “Best of Curtas” exibirá alguns filmes premiados, e a sessão “Curtinhas” é dedicada aos mais novos e será composta por pequenos e divertidos filmes pensados para toda a família.

 

As extensões do 27º Curtas Vila do Conde, arrancam a 22 de julho e prolongam-se até Novembro, em diferentes cidades de todo o país: Coimbra, Leiria, Braga, Porto, Lisboa, Matosinhos, Setúbal, Viseu, entre muitas outras.

 

No programa “Best of Curtas” serão apresentados os filmes "Los Que Desean" de Elena López Riera (Grande Prémio da Competição Internacional, Prémio DCN Beers), "Nefta Football Club" de Yves Piat (Prémio Melhor curta-metragem da Competição My Generation), "Panique Au Village - La Foire Agricole" de Stéphane Aubier e Vicent Patar (Prémio do Público Poças, na Competição Internacional), "Purpleboy" de Alexandre Siqueira (Prémio Melhor Animação da Competição Internacional e Prémio Movistar+ da Competição Nacional) e "Mesa Para Dois No Carpa - David Bruno" de Francisco Lobo (Prémio Fujifilm da Competição Vídeos Musicais).

 

A pensar nos mais novos, a sessão "Curtinhas" apresenta uma selecção desta competição do festival onde o próprio júri é composto por crianças: "A Gata Butterboo" de Emilie Pigeard (vencedor do Prémio MAR Shopping Matosinhos do Curtinhas), "Crianças" de Michael Frei, (Menção Honrosa M/10), e "O Tigre Sem Riscas" de Raul Reyes (Menção Honrosa M/3). Além destes, a sessão inclui ainda as curtas "O Sonho do Sam" de Nolwenn Roberts, "O Papagaio" de Martin Smatana e "Fósforos" de Géza M. Tóth.

 

Em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa recebe um programa especial que terá lugar no próximo dia 25 de julho. Esta sessão integra os filmes "Los Que Desean" de Elena López Riera, "Ave Rara" de Vasco Saltão (Melhor Filme da Competição Nacional, Prémio OralMED + Prémio Pixel Bunker) e "Les Extraordinaires Mésaventures De La Jeune Fille De Pierre" de Gabriel Abrantes (Prémio do Público SPA da Competição Nacional, Melhor Ficção da Competição Internacional e Vila do Conde Short Film Candidate European Film Awards).


Calendário das Extensões:

 

LEIRIA

Teatro José Lúcio da Silva

22 Jul - Curtinhas

 

Teatro José Lúcio da Silva

24 Jul - Best of Curtas

 

COIMBRA

Teatro Académico Gil Vicente

24 Jul - Curtinhas (18h30) // Best of Curtas (21h30)

 

Fila K Cineclube

30 Jul - Best of Curtas


Casa das Artes Bissaya Barreto

23 Out - Best of Curtas

 

LISBOA

Cinemateca Portuguesa

25 Jul - Best of Curtas (programa especial)

Zero em Comportamento
Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro - Telheiras
26 Out - Curtinhas 

 

PORTO

Casa Allen (Cineclube Porto)

7 Ago - Best of Curtas
 
 

VILA REAL

Shortcutz Vila Real

3 Set - Best of Curtas
 
 

VISEU

Shortcutz Viseu

6 Set - Curtinhas (15h) // Best of Curtas (22h)
20 Set - Curtinhas

 

SETÚBAL

Praça de Bocage - Sessão ao ar livre

14 Set - Best of Curtas
 
 

BRAGA

Gnration

27, 28 Set - Curtinhas

 

SILVES

Teatro Mascarenhas Gregório

28 Set - Curtinhas // Best of Curtas

 

MATOSINHOS

Teatro Constatino Nery

11 Out - Best of Curtas

 

SINES

Centro de Artes de Sines

18 Out - Best of Curtas

19 Out - Curtinhas


FUNCHAL 

Shortcutz Funchal
19 , 20 Out - Curtinhas
7 Nov - Best Of Curtas


ALMADA
Academia Almadense
24 Out - Best of Curtas 


ODIVELAS

Centro Cultural Malaposta

10 Nov - Curtinhas

16 Nov - Best of Curtas

ETIQUETAS