Curtas Drive-In: sessão especial com filmes premiados

3 Julho 2020
Share on Facebook Share on Twitter

No dia em que seria inaugurada a 28ª edição do Curtas Vila do Conde, 11 de julho, o festival vai celebrar o formato da curta-metragem de forma alternativa, com uma sessão especial no espaço Drive-In, instalado na Seca do Bacalhau em Vila do Conde.

Esta será uma sessão adaptada aos tempos actuais, que relembra a nostalgia das antigas sessões Drive-in, exibindo filmes premiados ao longo das 27 edições do Curtas. Destaque nesta sessão para Logorama de François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplain, vencedor do título de Melhor Curta-metragem de Animação nos Óscares e Panique Au Village: La Bûche De Noël, de Stéphane Aubier e Vincent Patar. No Drive-In vilacondense serão também exibidas algumas curtas portuguesas, como o caso da multipremiada animação Amélia & Duarte ou A Ver o Mar, rodada num local próximo do cenário onde será exibida. Nota ainda para o universo particular de Gabriel Abrantes, com a exibição de Os Humores Artificiais, estreada na Berlinale. Realizada em parceria com a Câmara de Vila do Conde, esta sessão terá acesso livre, mas implica inscrição obrigatória através do site da entidade.

A completar este momento simbólico, o Curtas disponibilizará online mais 16 filmes premiados no festival. Disponíveis de 11 a 19 de julho, a um preço especial no serviço Video on Demand (VoD) da Agência da Curta Metragem, os mesmos estarão agrupados por géneros (Ficção, Animação e Documentário), estando ainda prevista uma sessão dedicada a filmes portugueses.

Recorde-se que a 28ª edição do Curtas de Vila do Conde acontece, este ano, entre 3 a 11 de outubro. A decisão de adiamento, resultado do surto pandémico que afecta o país, tem vindo a ser acompanhada da procura de novos formatos que possam continuar a trazer o cinema à vida das pessoas. As iniciativas que hoje se anunciam servem assim como “ponto de partida duma estratégia de gradual aproximação do público do festival, num período em que ainda demoramos a retomar os hábitos naturais de partilha, celebração e descoberta que apenas um festival concentrado no tempo e lugar podem proporcionar”, garante Nuno Rodrigues, diretor do Curtas Vila do Conde.

As inscrições de curtas-metragens para as várias secções competitivas terminaram em 30 de junho e, com o festival cada vez mais próximo, a programação será revelada a partir de julho, começando com o programa competitivo completo.

A entrada é livre com inscrição prévia obrigatória no site da Câmara Municipal de Vila do Conde: https://www.cm-viladoconde.pt.

ETIQUETAS