Ver Filmes Online

Paulo Furtado e Pedro Maia estreiam novo filme-concerto na secção Stereo do Curtas

24 Setembro 2020
Share on Facebook Share on Twitter

Paulo Furtado volta a Vila do Conde em outubro para apresentar Guanche, novo trabalho multidimensional desta feita ao lado de Pedro Maia, Íris Cayatte e Duarte Ferreira. 

O filme concerto que aqui se estreia, integra a secção Stereo, dedicada à exploração dos múltiplos diálogos possíveis entre a música e o cinema. Por Vila do Conde passa ainda Antena3 Docs Apresenta "Implantação da Rapública #2 Pintar o Hip Hop", o segundo capítulo da série documental que a rádio portuguesa está a dedicar ao universo do rap nacional, onde se fala de graffiti com alguns dos artistas pioneiros da arte de rua em Portugal.  A completar a programação do Stereo, dois documentários portugueses, "Ricardo" de Luís Sobreiro e "A Vida Dura Muito Pouco – Celebrando a obra de José Pinhal" de Dinis Leal Machado. 

 

Paulo Furtado tem sido presença quase assídua no Curtas de Vila do Conde, por onde tem vindo a fazer circular quase todo o trabalho de cruzamento entre imagem e som que produziu nos últimos anos. Em 2020, ao lado do realizador Pedro Maia, da actriz Íris Cayatte e do artista sonoro Duarte Ferreira estreia Guanche, uma primeira abordagem artística aquela que será a sua próxima longa-metragem. Tendo por base as rodagens feitas na Madeira (no formato Super8 que tanto gosta), Guanche será um cine-concerto composto por partes da montagem do filme, aqui processadas ao vivo por Pedro Maia, com acompanhamento musical original de The Legendary Tigerman e narrado, ao vivo, por Íris Cayatte. Ainda sem data de estreia, Guanche é um trabalho em torno do homem, do desenvolvimento e da sua relação com a natureza. 

 

Fechar a lista de confirmações com a estreia a norte de dois documentários musicais. "Ricardo", de Luís Sobreiro, um mocumentário sobre uma misteriosa personagem que invadiu o palco do concerto dos Sensible Soccers em Paredes de Coura, e "A Vida dura Muito Pouco – Celebrando a obra de José Pinhal", um filme que tenta traçar a história de vida do músico que, nos últimos anos, se tem transformado num fenómeno de culto junto de uma nova geração da música portuguesa. 

 

Fechada está também a programação para a competição de vídeos de música. Seleccionados para 2020 estão filmes que deram imagem a músicas de Batida, Moullinex, Capicua, Filipe Sambado, Pop Dell'Arte, Clã, Surma, Sereias ou João Pais Filipe. 

 

Recorde-se que a secção Stereo do Curtas havia já promovido, em agosto, uma primeira sessão com a exibição, em Vila do Conde, de Surdina, um dos mais recentes filmes de Rodrigo Areias, musicada ao vivo pelo guitarrista Tó Trips. 

 

 

SESSÕES

 

STEREO 1 

Sáb, 3 de outubro, 22h15, SALA 1, Teatro Municipal Vila do Conde

 

Antena3 Docs Apresenta Implantação da Rapública #2 Pintar o Hip Hop, Catarina Peixoto, Portugal, DOC, 25' 

A Vida Dura Muito Pouco – Celebrando a Obra de José Pinhal, Dinis Leal Machado, Portugal, 2020, DOC, 23’

Ricardo, Luís Sobreiro, Portugal , 2020, FIC, DOC, 29’

 

STEREO 2

Sex, 9 de outubro, 22h15, SALA 1, Teatro Municipal Vila do Conde

Filme-concerto GUANCHE, com Paulo Furtado, Pedro Maia, Iris Cayatte

 

STEREO 3

Sáb, 10 de outubro, 22h15, SALA 1, Teatro Municipal Vila do Conde

 

ETIQUETAS