Ver Filmes Online

Os grandes nunca deixam as curtas

24 Setembro 2020
Share on Facebook Share on Twitter

As curtas-metragens parecem estar outra vez na moda, com diversos autores consagrados a voltarem recentemente a este formato. Esta é uma sessão de celebração da curta-metragem onde se apresenta um conjunto de obras de cineastas reconhecidos internacionalmente que entretanto se estabeleceram nas longas-metragem e que insistem em regressar às curtas. 

Quer seja uma forma de experimentação com as possibilidades do cinema, quer seja como forma de contornar os constrangimentos de uma produção tradicional, ou o resultado imediato de uma crescente facilidade em partilhar uma obra com o público através das novas tecnologias, são vários os exemplos, desde a obras apresentadas em festivais como no caso de Yorgos Lanthimos (“Nimic”), os registo de uma viagem cinematográfica de João Pedro Rodrigues (“Potemkin Steps”) e José Luis Guerin (“De una Isla”) ou até o filme de Jonathan Glazer (“The Fall”) que interrompeu a emissão da BBC. 


Para muitos é um regresso a um formato que adotaram em início de carreira, um caminho das curtas à longa que faz parte do percurso normal de um realizador. É esse percurso que permite que as curtas sejam uma janela para o futuro dos seus autores, reflexo de uma altura de definição do seu cinema. Esta sessão terá lugar no dia 10 de outubro, às 17:00, no Teatro Municipal de Vila do Conde.



PROGRAMA

POTEMKIN STEPS
João Pedro Rodrigues · Portugal · 2019 · DOC · 3’

NIMIC
Yorgos Lanthimos · Alemanha/Reino Unido/EUA · 2019 · FIC · 12’

THE FALL
Jonathan Glazer · Reino Unido · 2019 · FIC · 7’

DE UNA ISLA

José Luis Guerin · Espanha · 2019 · FIC · 25’

ETIQUETAS