7 de julho : Destaques do Dia

7 Julho 2012
Share on Facebook Share on Twitter

No primeiro dia do festival, apresentamos um programa extenso que procura revelar a programação deste 20º Curtas Vila do Conde. Para além da abertura do Curtinhas (um mini-festival para os miúdos), serão projetados vários filmes de diferentes secções: 2012 Odisseia Kubrick, Da Curta à Longa e In Focus Olivier Assayas. Também no primeiro dia são apresentados três eventos dos 20 Anos do Curtas (exposição, livro e documentário). 

Integrados no programa temático 2012 Odisseia Kubrick (e do qual faz parte uma exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática), será exibido o clássico “Laranja Mecânica”, mas também o documentário “Room 237”, de Rodney Ascher, que depois do furor provocado no Festival de Cannes, chega a Vila do Conde para revelar os segredos de “The Shining”. Ainda neste primeiro dia, a cerimónia de abertura será protagonizada pela primeira longa-metragem de Nicolas Provost, um dos autores do festival, “The Invader”, também com uma longa carreira em festivais. A terminar a noite, inicia-se a retrospetiva In Focus ao cineasta francês Olivier Assayas, com a projeção de “Noise”, um filme celebração da música, com especial destaque para os Sonic Youth.


Para celebrar a 20º Curtas Vila do Conde, o primeiro dia do festival apresenta três eventos especiais. Será inaugurada uma exposição de fotografia (no Teatro Municipal) que explora o vasto arquivo fotográfico dos últimos vintes anos, mostrando muitos dos autores que estiveram em Vila do Conde. Será também apresentado um livro editado para este aniversário e que inclui vinte entrevistas a autores do festival, assim como textos de reflexão sobre a nossa história. Finalmente, será projetado o documentário de José Vieira Mendes “Gerações Curtas!?” (18h30, Sala Dois).


Consulte toda a programação na nossa AGENDA

ETIQUETAS