8 de julho : Destaques do Dia

8 Julho 2012
Share on Facebook Share on Twitter

No segundo dia do Curtas Vila do Conde, os destaques dividem-se entre o Curtinhas (com filmes para miúdos); a entrada em força do Take One! (filmes de estudantes) e ainda novas sessões dedicadas a Olivier Assayas (cineasta In Focus) e Da Curta à Longa (com um filme de Laurent Achard). Finalmente, o Festival promove a estreia mundial das encomendas dos 20 Anos com a exibição de três desses filmes, realizados por Helvécio Marins Jr., Sergei Loznitsa e Yann Gonzalez.

Logo às 11h da manhã, é projetada uma sessão para Maiores de 6 na competição de filmes do Curtinhas. Também às 15h30 é exibida a sessão para Maiores de 3. Muitos bons filmes para deliciar os miúdos. O Take One! apresenta hoje uma sessão de panorama da Escola em Foco, este ano dedicada à Escola das Artes da Universidade Católica. Também ao fim da noite termina o VideoRun Restart com a apresentação dos filmes que resultaram destas maratona 48h.

A retrospetiva In Focus ao cineasta francês Olivier Assayas tem hoje dois capítulos: às 17h é exibido o filme "Dédordre", um projeto de início de carreira que demonstra o retrato de uma geração na França dos anos 80; e às 18h30 são projetadas várias das suas curtas-metragens acompanhadas por uma masterclass do realizador. Mais à noite, às 21h, o realizador Laurent Achard mostra a sua nova longa-metragem: "La Derniere Séance", sobre um homem que mantém uma sala de cinema em risco de fechar.

Finalmente, às 22h30 é projetada a primeira sessão dos filmes-encomenda dos 20 Anos Curtas Vila do Conde: "O Canto do Rocha", de Helvécio Marins Jr. (filmado num café das Fontainhas, no Porto); "O Milagre de Santo António", de Sergei Loznitsa (documentário sobre uma prática secular numa aldeia do Norte de Portugal); "Land of My Dreams", de Yann Gonzalez (uma ficção sobre uma mãe e uma filha que viajam no Norte de Portugal com um espetáculo de striptease).

ETIQUETAS