12 de julho : Destaques do Dia

12 Julho 2012
Share on Facebook Share on Twitter

Nesta quinta-feira, 12 de julho, o Curtas Vila do Conde oferece várias oportunidades de ver bom cinema. As competições internacional e nacional continuam em força e dá-se início à competição experimental. Também na secção In Focus Robert Todd continuam-se as sessões, desta vez com uma masterclass do cineasta. Mais à noite, Jan Harlan apresenta um documentário sobre Kubrick e, no grande destaque do dia, Thom Andersen apresenta o seu filme sobre Eduardo Souto de Moura (uma encomenda do 20º Festival).

Ao início da tarde, Robert Todd apresenta duas curtas-metragens ("Golden Hour" e "Crystral Gaze"). Logo de seguida, conversa com o público presente sobre a sua obra. É uma boa oportunidade para conhecer melhor o trabalho deste autor experimental. Nas competições, a Internacional exibe hoje filmes como "Os Mortos-Vivos" de Anita Rocha da Silveira ou "I Morti di Alos", de Deniele Atzeni. São dois exemplos radicais sobre os modos de vida contemporâneos. À noite, na sessão 4 da competição nacional são exibidos filmes de Filipe Abranches, Salomé Lamas, Gabriel Abrantes e João Rosas.

Já pela noite dentro, é exibido o documentário "Stanley Kubrick: A Life in Pictures", de Jan Harlan (que está em Vila do Conde). É um filme no programa paralelo à exposição "2012 Odisseia Kubrick". Também é apresentado "Reconversão", de Thom Andersen, um filme-encomenda do 20º Curtas Vila do Conde e o cineasta escolheu a arquitetura de Eduardo Souto de Moura como tema. 

ETIQUETAS