14 de julho : Destaques do Dia

14 Julho 2012
Share on Facebook Share on Twitter

No penúltimo dia do Curtas 2012, há muitas sessões de cinema e muitas escolhas possívels. De manhã e à tarde, voltam as sessões Curtinhas para crianças. Também ao início da tarde, o festival promove um debate sobre cinema português. Ao final da tarde, projectam-se as últimas sessões da competição internacional e experimental e à noite, na secção Da Curta à Longa, é exibido "Best Intentions" de Adrian Sitaru. Mas os grandes destaques do dia vão para a cerimónia de entrega dos prémios (onde será homenageado Fernando Lopes) e o filme-concerto dos Black Bombaim.

Ao início da tarde, o festival irá debater "O que seria do mundo sem o cinema português?", com cinco convidados: Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Luís Urbano, João Lopes e Augusto M. Seabra. Num momento crítico do cinema português, este será um momento para os profissionais do setor discurem o futuro.

Mais à noite, o festival homenageia uma das grandes figuras da história do cinema português: Fernando Lopes. Projeta-se "A Felicidade", uma curta-metragem de Jorge Silva Melo em que o cineasta é o protagonista. Esta homenagem decorre na sessão de entregas dos prémios, a partir das 21h00. Mais à noite, os Black Bombaim juntam-se a um coletivo de jovens cineastas coordenados por John Minton (visual director dos Portishead) para um experiência cinemática de live performance a partir dos último álbum dos Black Bombaim. 

ETIQUETAS