O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema é hoje um dos principais acontecimentos cinematográficos e culturais do país. Desde 1993 que o Festival tem consolidado a sua posição como divulgador das mais recentes tendências no cinema contemporâneo conquistando também um lugar de destaque no panorama europeu dos festivais internacionais de cinema. A sua atração principal são as curtas-metragens mas o Curtas progrediu para um festival multidisciplinar em torno das imagens em movimento.

Durante estas mais de duas décadas – o festival chega à sua 24ª edição em 2016 – o Curtas empenhou-se nas formas mais inovadoras, diversificadas e artísticas do cinema. Como corolário desta evolução no programa diversificaram-se as competições, agora estruturadas em diferentes secções: Internacional, Nacional, Experimental, Vídeos Musicais, Take One! (filmes de escola) e Curtinhas (filmes para crianças). As sessões competitivas são sempre das mais procuradas pelo público do Festival.


A dinâmica crescente do Curtas resultou numa programação eclética que se expande para além das competições. Em lugar de destaque, todos os anos, estão também os autores In Focus, uma secção que oferece ao público português retrospetivas especiais de cineastas determinantes do cinema contemporâneo. Além disso, e sobretudo nos últimos anos, o Curtas tem expandido a sua oferta de programação para áreas fronteira com o cinema, incluindo filmes-concerto, exposições, instalações e espetáculos performativos. Outras secções de programação oferecem ainda a oportunidade de ante-estreias nacionais, sessões panorama Nacional e Europeu e a exibição de longas-metragens de autores com histórico no festival

O Curtas é também um fórum profissional, onde cineastas, criadores, jornalistas e estudantes se juntam com uma audiência entusiástica para nove dias durante os quais se promove a criatividade e o talento. Também a componente educativa e de formação de públicos tem sido privilegiada com as programações do Take One! (para estudantes do ensino superior) e do Curtinhas (para o público infantil), através de workshops, debates, masterclasses e ateliers.

Todos os anos, através de uma programação arrojada, o Curtas Vila do Conde oferece uma vasta seleção de filmes inovadores para um público cada vez mais interessado e que vive a semana do Festival de forma intensa. Por isso, nos primeiros dias de julho, todos os anos, o início de Verão tem um lugar de passagem obrigatória!

1