WORKSHOP DE CINEMA EXPANDIDO

 

1.ª edição

18, 19 e 20 de julho

 

Baseado nos múltiplos conceitos de Cinema Expandido, cinema performativo ou live cinema, o objetivo deste workshop é fornecer uma base para as diferentes expressões de técnicas de intervenção em filme ao vivo através de projeções 16mm e artefactos luminosos. A projeção do filme é, assim, transformada, de modo a abrir caminho para um evento sensorial através da projeção ou de ações propostas a partir da reinvenção do dispositivo fílmico em si. 

 

O foco será a manipulação de imagem e conteúdo sonoro no celulóide e no aparelho de projeção e a utilização de instrumentos de improvisação e ação cinematográfica. Cortar, colar, recompor. Através de uma experimentação intensa, pretende-se criar “loops” em película de 16mm com imagem e som óptico para a composição de uma projeção múltipla visual-sonora. O resultado deverá ser um filme performativo coletivo.

 

O workshop será orientado por Adriana Vila e Luis Macías (Crater Lab). Tem uma duração prevista de 3 dias (18, 19 e 20 de julho), incluindo 12h de workshop.

 

***

 

Inscrições aceites até 30.06.2018 através do formulário

 

Destinatários: qualquer cineasta, artista ou pessoa criativa interessada em explorar a materialidade do cinema e os seus dispositivos

 

Número máximo de participantes: 10

 

Preço: 60 Euros (c/ Free-Pass); 30 Euros (s/ Free-Pass)

(o Free-Pass dá direito a assistir a todas as sessões do festival, salvo excepções assinaladas no programa)

 

 

Duração: 12h/ 3 dias

 

Tutores: Adriana Vila e Luis Macías (Crater Lab)  

 

Tópicos a abordar: manipulação de película 16mm, cinema performativo, live cinema, cinema expandido