2.ª edição


Formulário de Inscrição

 

A história do cinema é já longa e centenária. Ao longo das décadas, o cinema conviveu com um discurso crítico sobre a sua própria condição. A crítica de cinema – primeiro alicerçada em publicações físicas como revistas e jornais – ocupou um lugar central na construção de um cânone sobre os discursos do cinema. Nos dias de hoje, a crítica está a sofrer várias mudanças, sobretudo pela alteração do seu suporte: passando da imprensa física para a Internet, com a sua democratização, mas também com a sua banalização.

 

Reconhecendo a complexidade do novo paradigma crítico, este workshop vai ao encontro da necessidade de formar e potenciar novos valores da crítica de cinema, permitindo um diálogo entre gerações e uma plataforma para desenvolver uma discussão crítica sobre os filmes que são exibidos no Curtas Vila do Conde. O workshop será composto por duas fases: a primeira mais direcionada para uma aprendizagem dos diferentes modos de crítica e de diferentes modelos da história do cinema (através de masterclasses e conversas); e a segunda, em modo tutorial, para o acompanhamento do festival e a produção de textos. Este material produzido pelos participantes será publicado nas plataformas web do festival, assim como pelos parceiros de imprensa (Público, À Pala de Walsh, A Cuarta Parede).

 

O workshop será orientado por tutores do festival e por convidados de imprensa nacionais e internacionais. Tem uma duração prevista para 7 dias, incluído 22h de masterclasses e 24h de tutorias.

***

 

As inscrições são aceites até: 31.05.2017

Número máximo de participantes: 10

Preço: 60 Euros

(Inclui Free-Pass; o Free Pass dá direito a assistir a todas as sessões do festival, salvo excepções assinaladas no programa).

 

Programa

Este é um Workshop intensivo, em que os participantes estão ativamente envolvidos no festival, visionando filmes e escrevendo textos para publicação. O Workshop inicia no dia 7 de julho (sexta-feira) e prolonga-se até 14 de julho (sexta-feira seguinte), com orientações tutoriais diárias, visionamento de filmes, participação em debates e uma masterclass diária com convidados.

 

Tutores: Daniel Ribas e Paulo Cunha

Oradores convidados: Jorge Mourinha, Javier H. Estrada, Nicole Brenez, João Tabarra, Filipa César (entre outros).

Nicole Brenez + João Tabarra
Filipa César + ?(entre outros/among others).

Tópicos a abordar: técnicas de escrita e de entrevista, modos da crítica, tendências do cinema contemporâneo, cinema experimental, arte cinemática.

 

Os textos produzidos pelos participantes serão publicados no blogue do festival e em três parceiros: Público (publicação diária), À Pala de Walsh e A Cuarta Parede. Os textos produzidos no ano anterior podem ser encontrados aqui: PúblicoÀ Pala de Walsh e A Cuarta Parede.

 

Inscreva-se neste formulário.