[C] Competição Internacional Experimental Take One! Curtinhas Vídeos Musicais Competição Nacional
  • Internacional
    A competição internacional é a montra de luxo do cinema contemporâneo, através de uma seleção das melhores curtas-metragens produzidas no último ano, de grande diversidade temática e geográfica.
  • Experimental
    Desde as vanguardas históricas da década de 20 do século passado, um conjunto de artistas utilizou o cinema como estratégia de experimentação. Desde então, a categoria cinema experimental apareceu como um lugar de liberdade, sobretudo quebrando as regras rígidas do cinema narrativo.
  • Take One!
    O cinema e o audiovisual têm tido um enorme crescimento no panorama do ensino universitário e profissional. Como consequência, são produzidos, todos os anos, muitos filmes de alunos destes cursos. O Curtas Vila do Conde tem exibido estes filmes na competição de escolas do Take One! com uma crescente melhoria da qualidade destes trabalhos. São doze filmes de várias destas escolas de cinema e audiovisual.
  • Curtinhas
    O cinema e o audiovisual dominam o dia-a-dia das crianças. A educação para o cinema é, assim, fundamental para uma perceção correta do mundo e da manipulação das imagens. Para isso, surgiu o Curtinhas, a secção do festival onde as crianças e os adolescentes são o público mais exigente. A programação deste mini-festival é composta por uma secção competitiva para maiores de 3, 6 e 9 anos, onde serão as próprias crianças a decidir os vencedores. A seleção oficial está online!
  • Vídeos Musicais
    Mais do que apenas um simples veículo para promover música, o vídeo musical encontra cada vez mais valor como expressão artística, como parte integrante da criação da imagem de um artista ou banda. Como nos últimos anos, esta competição inclui apenas vídeos musicais portugueses.
  • Competição Nacional
    A seleção de 2017 da Competição Nacional volta a destacar a singularidade e a diversidade do cinema português, desde a animação ao documentário, passando pela ficção e pelo experimental.