TIAGO CUTILEIRO E MARTA NAVARRO

Para a sessão de abertura do 27.º Curtas, foi escolhido “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene, que está prestes a celebrar o seu centenário, e que será musicado ao vivo por Tiago Cutileiro e Marta Navarro. Uma encomenda do Curtas à dupla, que pretende construir um ambiente sonoro original para o filme expressionista alemão.

  more
Tiago Cutileiro, nascido em Lisboa em 1967 é compositor e artista sonoro. Formou-se em Composição na Universidade de Évora. A sua obra abrange música instrumental, música eletrónica, instalações sonoras e audiovisuais, música para filme e para teatro e tem sido apresentada sobretudo em Portugal mas também em Espanha, França e Alemanha. Em 2014, concluiu Doutoramento em Composição sobre a não-narratividade na música contemporânea e a sua relação com géneros musicais tradicionalmente narrativos. Nesse contexto compôs a Ópera “Tudo Nunca Sempre o Mesmo Diferente Nada”. Os seus trabalhos mais recentes incidem na relação entre a realidade e a artificialidade tanto na música como nas artes visuais.

Marta Navarro nasceu em Lisboa mas é albicastrense. Tem duas licenciaturas — Violoncelo pela Universidade de Évora e Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Depois de alguns anos como professora, decide em 2009 mudar-se para Berlim e acaba por se fixar na capital alemã. Tem trabalhado nos mais diversos projetos musicais quer na área da música dita erudita, quer em bandas pop ou rock, de Flamenco e de música improvisada.
  less
  • O GABINETE DO DR. CALIGARI Robert Wiene
6 JUL, 17:30, TEATRO MUNICIPAL DE VILA DO CONDE
  • O GABINENTE DO DR. CALIGARI

  • Marta Navarro e Tiago Cutileiro
DAS CABINETT DES DR. CALIGARI O GABINETE DO DR. CALIGARI
Robert Wiene, 1920
Germany, FIC, , 01:17:10
Prestes a celebrar 100 anos desde a sua estreia, este é um dos filmes fundadores do movimento expressionista no cinema alemão, e um exemplo fulgurante dessa nova forma de filmar, muito marcado por temáticas de alteridade e fantásticas: um hipnotizador louco chamado Dr. Caligari manipula Cesare, um paciente que está a seu cargo, para que ele cometa homicídios durante crises de sonambulismo. (JA)
PRODUÇÃO Erich Pommer, Rudolf Meinert - Decla-Film-Ges. Holz & Co. CONTACTO DE CÓPIA Friedrich Wilhelm Murnau Foundation, verleih@murnau-stiftung.de, www.murnau-stiftung.de ARGUMENTO Carl Mayer, Hans Janowitz FOTOGRAFIA Willy Hameister ACTORES Werner Kraub, Conrad Veidt, Friedrich Fehér, Lil Dagover, Hans Heinrich von Twardowski, Rudolf Lettinger, Ludwig Rex, Elsa Wagner, Henri Peters-Arnolds, Hans Lanser-Rudolff, Rudolf Klein-Rogge