RAINER KOHLBERGER


Rainer Kohlberger é um artista visual e cineasta de origem austríaca, que vive atualmente em Berlim. A sua obra é baseada primariamente em composições algorítmicas com uma estética reducionista influenciadas por conceitos como nivelamento, drones e interferência. Nos seus filmes, instalações e performances ao vivo, são utilizadas formas máximas de intensidade. O seu trabalho recebeu diversos prémios internacionalmente.

Kohlberger tem sido uma presença habitual na competição experimental do Curtas Vila do Conde. Na presente edição, além de apresentar nessa secção competitiva o filme “It Has To Be Lived Once And Dreamed Twice”, participa na exposição coletiva “O Caso Caligari” na Solar – Galeria de Arte Cinemática.
  • RAINER KOHLBERGER - BRAINBOWS
10 JUL, 23:30, AUDITÓRIO MUNICIPAL
  • BRAINBOWS

    Rainer Kohlberger
RAINER KOHLBERGER - BRAINBOWS RAINER KOHLBERGER - BRAINBOWS
Rainer Kohlberger, 2019
Germany,
Kohlberger usa a tecnologia de projeção digital de uma forma radical. Através de impulsos e ondas de luz pura, a sobrecarga intencional do aparato da perceção humana conduz a impressões visuais que aparecem exclusivamente e literalmente no olho do espectador. Camadas de barulho, drones e luzes estroboscópicas revelam um sentido do infinito, que fascinam o autor como símbolo de abstração final, porque é algo inveteradamente nebuloso. A superfície da imagem e o espaço da imagem fundem-se assim num estado de consciência, no qual categorias como ser e não-ser, material e imaterial, parecem obsoletas.