Ver Filmes Online

IRMÃOS QUAY

 

Em 2000, o Curtas Vila do Conde apresentou ao público português o universo dos Irmãos Quay, através de uma intensa retrospectiva do seu trabalho. Os irmãos – gémeos idênticos – são americanos nascidos no estado da Pensilvânia e tornaram-se conhecidos pelas suas animações com técnicas de stop-motion e com um universo sombrio e até mesmo surreal das suas histórias, quase sempre protagonizadas por bonecos sem algumas partes do corpo. Um dos seus trabalhos mais importantes nessa estética é “Street of Crocodiles”. Na 8.ª edição, o Festival exibiu doze das suas curtas, realizadas entre os anos 80 e o ano 2000.

 

Na sua obra, os Irmão Quay já fizeram vídeos musicais e até uma sequência de animação para “Frida”, o biopic sobre Frida Kahlo. São também conhecidos os seus cenários para óperas, peças de teatro e ballet. Para além da retrospectiva em 2000, foi também exibido, no Curtas 2011, o filme “Maska”, uma adaptação de um romance do escritor de ficção científica, Stanisław Lem, que decorre num futuro tecnologicamente avançado, mas com uma estrutura social feudal. Uma curta que explora o seu universo mais carismático.

 

No catálogo do Curtas 2000, o realizador de animação português Pedro Serrazina descreveu desta forma o trabalho dos Irmãos Quay: "Os filmes dos Irmãos Quay possuem um peso que nos faz sentir que aquilo que nos é dado a mostrar é apenas parte de algo muito mais profundo e vasto. Talvez porque são mestres na arte de confundir, utilizando uma objectiva macro e só focando parte da imagem, escondendo o plano mais alargado. É a sensação de que há algo mais do que a simples utilização de uma excelente técnica que nos dá vontade de rever os seus filmes."