Ver Filmes Online

JANE CAMPION

 

Da Nova Zelândia, o 1º Curtas Vila do Conde programou 5 curtas-metragens da realizadora Jane Campion: “The Audition” (1990), “Peel” (1982), “Passionless Moments” (1983), “A Girls Own Story” (1983) e “After Hours” (1984). Este conjunto de curtas-metragens representam os primeiros trabalhos realizados por Campion, no início dos anos 80 na Australian School of Film and Television, anteriores ao sucesso internacional alcançado pela sua terceira longa-metragem “O Piano”.

 

As suas curtas-metragens obtiveram algum reconhecimento e fizeram parte do circuito internacional de festivais do género. Uma das suas curtas, "Peel" (1982), apresentada no Curtas Vila do Conde, recebeu a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cannes. É também com este filme de 9 minutos que a cineasta estabelece o estilo e temas que viria a desenvolver no decorrer da sua carreira. Para muitos, a essência dos filmes de Campion reside na sua ambiguidade e nas possibilidades narrativas deixadas em aberto, muitas vezes concentrados no que não é visto nem dito.

 

A obra cinematográfica da realizadora, marcada pelas temáticas do feminismo, colonialismo e nacionalismo, é fortemente caracterizada pela problematização do papel assumido pelas mulheres no âmbito da esfera doméstica.