Ver Filmes Online

O Dia Mais Curto 2021

25 Outubro 2021
Share on Facebook Share on Twitter

Pelo nono ano consecutivo, Portugal celebra O Dia Mais Curto com mais de 100 sessões de cinema por todo o país. Nesta edição, que conta com a participação de 30 localidades portuguesas, serão exibidas 37 curtas-metragens, entre os dias 1 e 30 de dezembro.

 

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo. Como festa que é, queremos chegar a muita gente. Escolas, estabelecimentos prisionais, Metro do Porto, Planetário do Porto ou Museu da Biodiversidade, são alguns dos locais inusitados por onde O Dia Mais Curto vai passar. 

Este ano, a Agência da Curta Metragem apresenta quatro programas distintos para todas as idade e públicos, com uma programação que integra filmes nacionais e internacionais. O programa "Curtas do Mundo" propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. "Novas Curtas Portuguesas" é uma oportunidade para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, "Curtinhas para Todos" (M/6) e "Amiguinhos" (M/3), prometem muita animação a par da educação pela imagem.

Além dos programas propostos, terão lugar sessões especiais no Cinema Trindade, Cinema Ideal, e na Cinemateca Portuguesa. No Cinema Trindade, no Porto, será apresentada uma seleção de filmes que explora questões de género e identidade. No Cinema Ideal, decorre uma especial sessão dedicada à obra de João Rosas, com os filmes “Entrecampos”, ”Maria do Mar” e “Catavento”. Na Cinemateca Portuguesa, a programação apresentada será mais transversal, incluindo filmes em torno de um tema: o mar. Estas sessões especiais contarão com a presença dos realizadores.

A agenda da 9ª edição d’O Dia Mais Curto está disponível aqui.  

 

ETIQUETAS